Browsing by Issue Date, starting with "2010-02"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação da higiene e práticas de trabalho em estúdios de tatuagem e perfuraçãoPublication . Teixeira, Sara; Freitas, Marisa; Rodrigues, Matilde; Vieira da Silva, ManuelaNos últimos anos o número de pessoas que aderiu à aplicação de tatuagens e piercings aumentou significativamente. Ambas as técnicas são invasivas e fragmentam a integridade da pele. Se não forem adoptadas medidas de instalação, de funcionamento e boas práticas de higiene, o potencial de contaminação microbiológica pode causar vários riscos por agentes biológicos e químicos. O objectivo deste estudo foi avaliar a higiene e o grau de conhecimento dos profissionais relativamente aos procedimentos e medidas de prevenção que utilizam estas práticas. Foi aplicada uma check-list, para avaliar as condições estruturais e higio-sanitárias dos estúdios, e um questionário na avaliação do nível de formação dos profissionais. Foi ainda estudado o grau de contaminação microbiológica das superfícies e equipamentos de trabalho. Ao nível estrutural foram encontradas não conformidades relacionadas com a inexistência de separação física entre as salas de realização de tatuagens, piercings e esterilização (60%), e a inexistência de lavatório para higienização das mãos nas salas de actividades (60%). Os resultados sobre o grau de conhecimentos indicam que apenas 30% e 35% tiveram formação na área de SHST e sobre o controlo de infecção, respectivamente. O grau de contaminação microbiana foi superior nos estabelecimentos em que foi detectado um maior número de não conformidades relativamente aos microrganismos mesofilos totais e Staphylococcus aureus O presente estudo permite concluir que os profissionais carecem de formação e orientações específicas, devendo ser trabalhadas e vistoriadas, realçando ainda, as questões básicas de higiene a aplicar nos estúdios de tatuagem e piercings, prevenindo o risco de transmissão de doenças.
- Avaliação e percepção do conforto térmico em bibliotecas do ensino superiorPublication . Rodrigues, Matilde; Leão, Celina P.; Barroso, Mónica P.As bibliotecas são consideradas um recurso imprescindível ao sucesso no ensino superior, sendo a sua concepção com base em critérios ergonómicos fundamental para potenciar o desempenho dos seus utilizadores. A falta de informações sobre as condições das bibliotecas do ensino superior em Portugal foi uma das razões para a realização do presente estudo. O objectivo principal foi o de caracterizar as condições de trabalho e conforto nestes locais através de uma abordagem objectiva e subjectiva. Neste artigo estão retratados apenas os aspectos referentes ao ambiente térmico, devido à sua importância quer para o conforto dos utilizadores, quer para a conservação dos livros. Foram estudadas duas bibliotecas da Universidade do Minho em três épocas do ano distintas de forma a incluir dias amenos, frios e quentes. Em cada estação do ano analisada, foram realizadas amostragens de campo ao longo de 4 dias. A análise objectiva teve por base a aplicação de uma check-list e a medição dos parâmetros físicos do ambiente térmico. Para a abordagem subjectiva, foi desenvolvido e aplicado um questionário de caracterização das Condições de Trabalho e Conforto em Bibliotecas de ensino superior (CTCB). Foram identificadas temperaturas inadequadas nas duas bibliotecas, nomeadamente no Verão, e níveis de humidade relativa inapropriados em BGUM, no entanto, os índices PPDPMV determinados através da abordagem objectiva, levam a considerar estes ambientes como adequados. No que concerne à percepção do ambiente térmico, esta ocorre de forma distinta de acordo com a estação do ano, existindo uma clara preferência por ambientes mais quentes no Inverno e mais frescos no Verão. Temperaturas entre os 21 e 23ºC são as mais aceitáveis na Primavera e no Inverno. No que respeita à velocidade do ar, quando a temperatura se apresenta reduzida, movimentações de ar consideradas baixas são passíveis de causar desconforto. Em termos gerais, o ambiente térmico nos espaços de leitura estudados não se apresenta apropriado às necessidades de conforto e de conservação dos livros.
- Optimization of hexapod locomotion using genetic algorithmsPublication . Silva, Manuel; Barbosa, Ramiro; Tenreiro Machado, J. A.Different strategies have been adopted for the optimization of legged robots, either during their design and construction phases, or during their operation. Evolutionary strategies are a way to imitate nature replicating the process that nature designed for the generation and evolution of species. This paper presents a genetic algorithm, running over a simulation application of legged robots, that allows the optimization of several locomotion, model and controller parameters, for different locomotion speeds and gaits. Here are studied the model and locomotion parameters that optimize the robot performance, in a large range of distinct velocities.
- Electric vehicle drive system with adaptive PID controlPublication . Couceiro, Micael S.; Figueiredo, Carlos M.; Lebres, C.; Ferreira, N. M. Fonseca; Tenreiro Machado, J. A.The aim of this work is to implement an adaptive PID SISO feedback control to obtain a fine adjustment of an electric vehicle (EV) driving system. Our research work is done under different operating conditions, namely, variable battery voltage and variable load. A comparison between conventional and adaptive PID algorithms is established when they are applied to the above mentioned conditions. Experimental results indicate that the adaptive PID controller leads to a faster response and a better stability. Furthermore, the adaptive PID controller follows a given reference velocity faster and more smoothly than the conventional PID controller.