Repository logo
 
Publication

Determinar os valores normativos do desempenho de jovens com idades entre os 12 e 16 anos num jogo de realidade virtual imersiva

dc.contributor.advisorTrigueiro, Maria João
dc.contributor.advisorSimões-Silva, Vitor
dc.contributor.advisorMelo, Bruno Vieira de
dc.contributor.authorRibas, Flávia Daniela de Sousa
dc.date.accessioned2024-01-31T11:23:08Z
dc.date.available2024-01-31T11:23:08Z
dc.date.issued2023-11-21
dc.description.abstractDeterminar os valores normativos da velocidade e precisão motora em jovens utilizando jogos realidade virtual imersiva. A amostra total é constituída por 164 jovens do 3º ciclo. Mediu-se o desempenho no jogo de RVI Slinger e usou-se o teste Smooth Pursuit como medida de avaliação. As recolhas envolveram uma única sessão de 10 minutos. Aplicou-se o teste t de amostras independentes para comparar os resultados médios do teste de acordo a faixa etária e sexo. Utilizou-se correlações para verificar a associação entre o nível, o score do jogo e os resultados do Smooth-Pursuit. A média do grupo no jogo e no teste dos 12-13 anos (nível= 4,67 +/- 1,98; score= 33,86 +/- 16,30 e Smooth-Pursuit= 59,60 +/- 28,22) foi inferior à média do grupo dos 14-16 anos (nível=5,36 +/- 12,09; score= 39,16 +/- 17,48 e Smoothe-Pursuit= 49,94 +/-28,61). Verificou-se também que o sexo masculino (nível =5,55 +/- 1,90; score= 40,78 +/- 15,79 e Smooth-Pursuit= 45,87 +/- 16,97) superou o sexo feminino (nível =4,36 +/- 2,05; score= 31,34 +/- 17,15 e Smooth-Pursuit=66,32 +/- 34,87). Os resultados mostram a possibilidade de diferenciar a velocidade e precisão motora entre as faixas etárias de 12-13 e 14-16 anos, fornecendo uma base para estabelecer valores normativos.
dc.identifier.tid203479432pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/24889
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRVIpt_PT
dc.subjectVelocidade e precisão motorapt_PT
dc.subjectCoordenação motorapt_PT
dc.subjectSlingerpt_PT
dc.subjectSmooth pursuitpt_PT
dc.titleDeterminar os valores normativos do desempenho de jovens com idades entre os 12 e 16 anos num jogo de realidade virtual imersivapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameTerapia Ocupacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação_MTO_FláviaRibas_VFinal.pdf
Size:
4.03 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: