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Authors
Abstract(s)
Determinar os valores normativos da velocidade e precisão motora em jovens utilizando jogos realidade virtual imersiva. A amostra total é constituída por 164 jovens do 3º ciclo. Mediu-se o desempenho no jogo de RVI Slinger e usou-se o teste Smooth Pursuit como medida de avaliação. As recolhas envolveram uma única sessão de 10 minutos. Aplicou-se o teste t de amostras independentes para comparar os resultados médios do teste de acordo a faixa etária e sexo. Utilizou-se correlações para verificar a associação entre o nível, o score do jogo e os resultados do Smooth-Pursuit. A média do grupo no jogo e no teste dos 12-13 anos (nível= 4,67 +/- 1,98; score= 33,86 +/- 16,30 e Smooth-Pursuit= 59,60 +/- 28,22) foi inferior à média do grupo dos 14-16 anos (nível=5,36 +/- 12,09; score= 39,16 +/- 17,48 e Smoothe-Pursuit= 49,94 +/-28,61). Verificou-se também que o sexo masculino (nível =5,55 +/- 1,90; score= 40,78 +/- 15,79 e Smooth-Pursuit= 45,87 +/- 16,97) superou o sexo feminino (nível =4,36 +/- 2,05; score= 31,34 +/- 17,15 e Smooth-Pursuit=66,32 +/- 34,87). Os resultados mostram a possibilidade de diferenciar a velocidade e precisão motora entre as faixas etárias de 12-13 e 14-16 anos, fornecendo uma base para estabelecer valores normativos.
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Keywords
RVI Velocidade e precisão motora Coordenação motora Slinger Smooth pursuit