Repository logo
 
Publication

Autoconhecimento em jogo: educação terapêutica e pedagogia teatral como processos investigativos

dc.contributor.advisorCastro, Regina Maria de Carvalho Menezes e
dc.contributor.advisorMundim, Liliane Ferreira
dc.contributor.authorLopes, Felipe Salarolli de Souza
dc.date.accessioned2021-07-28T17:55:46Z
dc.date.available2021-07-28T17:55:46Z
dc.date.issued2021-07-07
dc.description.abstractA presente dissertação pretende tecer reflexões, bem como questionar os processos de fragmentação da sociedade como formas de massificação dos sujeitos e suas subjetividades. Para isso se utilizará de diversas abordagens inter e transdisciplinares que possam contribuir para ampliar o olhar, no que tange à possibilidade do desenvolvimento de uma Educação Terapêutica no campo teatral. Considerando que, nos tempos atuais, vivemos em uma sociedade de “não ouvintes”, em que as camadas da sensibilidade e consequentemente da escuta para o outro se encontram cada vez mais comprometidas, essa investigação se pauta em investigar propostas que possam promover o autoconhecimento do educando e do educador, atrelados à práxis da Pedagogia Teatral; como uma das possíveis maneiras de resistirmos à massificação do sujeito, abrindo assim, espaços de experimentação e pesquisa epistemológica nesses campos que abrangem a Educação Terapêutica, o processo de Autoconhecimento e a Pedagogia do Teatro.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation intends to expand reflections as well as questioning the society fragmentation process as forms of subjects massification and their subjectivities. For this, it will use various inter and transdisciplinary approaches that can contribute to broadening the view, regarding the possibility of developing a Therapeutic Education in the theatrical area. Considering that nowadays we live in a society of "non-listeners", in which the layers of sensitivity and consequently of listening to the other are increasingly compromised. This investigation is based on proposals that can promote self-knowledge of the educating and the educator, linked to the praxis of theatrical pedagogy; as one of the possible ways of resisting the subject massification, thus opening spaces for experimentation and epistemological research in these fields that encompass Therapeutic Education, the Self-knowledge Process and the Pedagogy of Theater.pt_PT
dc.identifier.tid202747522pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/18198
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação terapêuticapt_PT
dc.subjectEscuta hospitaleirapt_PT
dc.subjectCrítica à fragmentaçãopt_PT
dc.subjectPráxis do afetopt_PT
dc.subjectPedagogia teatralpt_PT
dc.subjectProcesso de autoconhecimentopt_PT
dc.subjectTherapeutic educationpt_PT
dc.subjectHospitable listeningpt_PT
dc.subjectCriticism of fragmentationpt_PT
dc.subjectPraxis of affectionpt_PT
dc.subjectTheatrical pedagogypt_PT
dc.subjectSelf-knowledge processpt_PT
dc.titleAutoconhecimento em jogo: educação terapêutica e pedagogia teatral como processos investigativospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Artes Cénicas, especialização Interpretação e Direção Artísticapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Felipe_Lopes_MAC_2021.pdf
Size:
18.43 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: