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A imaginação de uma visita? Estudo de caso comparativo sobre as condições de acessibilidade em museus da cidade do Porto

datacite.subject.fosCiências Sociais
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorTeles, Rui Fernando da Maia Oliva
dc.contributor.advisorAraújo, Maria José Freitas Borges de
dc.contributor.authorSousa, Cláudia Sofia da Silva
dc.date.accessioned2025-04-24T11:36:13Z
dc.date.available2025-04-24T11:36:13Z
dc.date.issued2022
dc.date.submitted2022
dc.description.abstractA cultura e o acesso à cultura têm de ter condições de democraticidade, de acessibilidade. Definida como o conjunto de todas as manifestações humanas – tudo o que tem a intervenção do ser humano – representa os conhecimentos de um determinado grupo social, os seus costumes, razão pela qual os eventos, programas e trocas culturais devem ser acessíveis a todos, independentemente das possibilidades e necessidades de cada um/uma. A acessibilidade aos bens culturais é a base para a igualdade de oportunidades, para o acesso a esses bens. Para além de facultar a afluência o acesso a um determinado destino ou o usufruto de um produto, de um espetáculo, etc., é a garantia de que todos os cidadãos, sem exceção, podem participar e aceder aos conteúdos culturais nos diferentes espaços. E, é ainda a possibilidade de respeitar os direitos de acesso que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e, sobretudo, aquelas que tem necessidades adicionais de suporte. Atualmente, em Portugal, existem diversos espaços museológicos que, apesar de demonstrarem uma certa preocupação com o acesso e fruição dos diferentes produtos culturais, em igualdade de circunstâncias, não se encontram totalmente adaptados para acolher todos os tipos de público. Deste modo, no presente estudo refletimos sobre as acessibilidades aos museus da cidade do Porto, salientando a sua importância e o papel da educação. Inicialmente, apresenta-se a problemática, os objetivos e a metodologia utilizada no decorrer da investigação. Trata-se de um estudo de caso comparativo realizado em quatro museus da cidade do Porto, que facilitou a compreensão da organização dos espaços, a partir da investigação empírica e dos referenciais teóricos identificados na bibliografia.por
dc.description.abstractCulture and access to culture must be democratic and accessible. Defined as the set of all human manifestations - everything that involves human intervention - it represents knowledge of a particular social group, its customs, which is why events, programs and cultural exchanges must be accessible to all, regardless of possibilities and needs of each one. Accessibility to cultural goods is the basis for equal opportunities for access to these goods. In addition to providing access to a particular destination or the enjoyment of a product, a show, etc., it guarantees that all citizens without exception can participate and access cultural content in the different spaces. And it is also the possibility of respecting access rights that contribute to improving the quality of life of people and, above all, those who have additional support needs. Currently, In Portugal, there are different museums spaces that, despite showing a certain preoccupation with access and enjoyment of different cultural products, other things being equal, are not fully adapted to accommodate all types of public. Thus, in the present study based on a comparative case study in four museums in the city of Porto we reflect on the importance of accessibility and the role of education. Subsequently, proceed with the justification of the theme, bearing in mind the chosen theoretical references that are identified in the bibliography.eng
dc.identifier.tid203938135
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/29996
dc.language.isopor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.rights.uriN/A
dc.subjectAcessibilidade
dc.subjectEducação
dc.subjectMuseus
dc.subjectPatrimónio
dc.subjectCultura
dc.subjectAccessibility
dc.subjectEducation
dc.subjectMuseums
dc.subjectHeritage
dc.subjectCulture
dc.titleA imaginação de uma visita? Estudo de caso comparativo sobre as condições de acessibilidade em museus da cidade do Portopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Património, Artes e Turismo Cultural

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