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O impacto do sono no desempenho de tarefas de memória procedimental em crianças: Revisão sistemática e meta-análise

dc.contributor.advisorRocha, Nuno Barbosa F.
dc.contributor.advisorRodrigues, Pedro Pereira
dc.contributor.authorSousa, Diana Fernandes de
dc.date.accessioned2016-03-14T12:57:16Z
dc.date.available2016-03-14T12:57:16Z
dc.date.issued2015-09
dc.date.submitted2015-09
dc.description.abstractIntrodução: Estudos actuais sugerem que o sono possui um papel importante na melhoria do desempenho motor em adultos. Porém, em crianças saudáveis os resultados são contraditórios, indicando que apenas a passagem do tempo pode produzir um ganho ilusório. Objetivo: Identificar e sumarizar a evidência acerca do impacto do sono no desempenho de tarefas de memória procedimental em crianças saudáveis. Métodos: Foi conduzida uma pesquisa bibliográfica nas principais bases de dados electrónicas, Medline, ISI Web of Science e Scopus. Esta foi realizada até 17 de Maio de 2015 e de acordo com o equação de pesquisa. Após a selecção dos artigos, segundo os critérios de inclusão e exclusão, avaliou-se a qualidade metodológica com recurso ao instrumento designado QATSDD (Quality Assessment Tool and Scoring Guidance Notes) e outro instrumento para estudos de intervenção beforeafter, sem grupo de controlo, desenvolvido por profissionais de sáude pertencentes ao National Institutes of Health. A meta-análise foi realizada com a medida do tempo de reacção, usando a diferença das médias padronizadas. O método estatístico utilizado foi Mantel-Haenszel para efeitos aleatórios. Resultados: Conduziu-se a revisão sistemática com quatorze artigos publicados entre 2007 e 2014, três estudos usados na meta-análise. Apenas quatro estudos denotaram melhorias, estatisticamente significativas, no que diz respeito ao efeito de um período de sono no desempenho de uma tarefa motora em crianças. Pelo contrário, a maioria dos estudos é a favor de que um período de sono prejudica o desempenho. Na meta-análise mostra-se que a vigília favorece os valores do tempo de reacção. Conclusões: A presente evidência não suporta o facto de que um período de sono optimiza o desempenho de tarefas de memória procedimental em crianças. Dadas as limitações apresentadas, nomeadamente a heterogeneidade das intervenções e reduzida qualidade metodológica dos estudos incluídos, sem grupo de controlo, sugere-se a realização de estudos futuros com maior nível de evidência.pt_PT
dc.identifier.tid201677440
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/7858
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSonopt_PT
dc.subjectMemória Procedimentalpt_PT
dc.subjectDesempenhopt_PT
dc.subjectTarefa motorapt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.titleO impacto do sono no desempenho de tarefas de memória procedimental em crianças: Revisão sistemática e meta-análisept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestre em Terapia Ocupacionalpt_PT

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