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O impacto do sono no desempenho de tarefas de memória procedimental em crianças: Revisão sistemática e meta-análise
dc.contributor.advisor | Rocha, Nuno Barbosa F. | |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Pedro Pereira | |
dc.contributor.author | Sousa, Diana Fernandes de | |
dc.date.accessioned | 2016-03-14T12:57:16Z | |
dc.date.available | 2016-03-14T12:57:16Z | |
dc.date.issued | 2015-09 | |
dc.date.submitted | 2015-09 | |
dc.description.abstract | Introdução: Estudos actuais sugerem que o sono possui um papel importante na melhoria do desempenho motor em adultos. Porém, em crianças saudáveis os resultados são contraditórios, indicando que apenas a passagem do tempo pode produzir um ganho ilusório. Objetivo: Identificar e sumarizar a evidência acerca do impacto do sono no desempenho de tarefas de memória procedimental em crianças saudáveis. Métodos: Foi conduzida uma pesquisa bibliográfica nas principais bases de dados electrónicas, Medline, ISI Web of Science e Scopus. Esta foi realizada até 17 de Maio de 2015 e de acordo com o equação de pesquisa. Após a selecção dos artigos, segundo os critérios de inclusão e exclusão, avaliou-se a qualidade metodológica com recurso ao instrumento designado QATSDD (Quality Assessment Tool and Scoring Guidance Notes) e outro instrumento para estudos de intervenção beforeafter, sem grupo de controlo, desenvolvido por profissionais de sáude pertencentes ao National Institutes of Health. A meta-análise foi realizada com a medida do tempo de reacção, usando a diferença das médias padronizadas. O método estatístico utilizado foi Mantel-Haenszel para efeitos aleatórios. Resultados: Conduziu-se a revisão sistemática com quatorze artigos publicados entre 2007 e 2014, três estudos usados na meta-análise. Apenas quatro estudos denotaram melhorias, estatisticamente significativas, no que diz respeito ao efeito de um período de sono no desempenho de uma tarefa motora em crianças. Pelo contrário, a maioria dos estudos é a favor de que um período de sono prejudica o desempenho. Na meta-análise mostra-se que a vigília favorece os valores do tempo de reacção. Conclusões: A presente evidência não suporta o facto de que um período de sono optimiza o desempenho de tarefas de memória procedimental em crianças. Dadas as limitações apresentadas, nomeadamente a heterogeneidade das intervenções e reduzida qualidade metodológica dos estudos incluídos, sem grupo de controlo, sugere-se a realização de estudos futuros com maior nível de evidência. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201677440 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/7858 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Sono | pt_PT |
dc.subject | Memória Procedimental | pt_PT |
dc.subject | Desempenho | pt_PT |
dc.subject | Tarefa motora | pt_PT |
dc.subject | Crianças | pt_PT |
dc.title | O impacto do sono no desempenho de tarefas de memória procedimental em crianças: Revisão sistemática e meta-análise | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestre em Terapia Ocupacional | pt_PT |