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Authors
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Abstract(s)
Introdução: Estudos actuais sugerem que o sono possui um papel importante na
melhoria do desempenho motor em adultos. Porém, em crianças saudáveis os
resultados são contraditórios, indicando que apenas a passagem do tempo pode
produzir um ganho ilusório.
Objetivo: Identificar e sumarizar a evidência acerca do impacto do sono no
desempenho de tarefas de memória procedimental em crianças saudáveis.
Métodos: Foi conduzida uma pesquisa bibliográfica nas principais bases de dados
electrónicas, Medline, ISI Web of Science e Scopus. Esta foi realizada até 17 de
Maio de 2015 e de acordo com o equação de pesquisa. Após a selecção dos artigos,
segundo os critérios de inclusão e exclusão, avaliou-se a qualidade metodológica
com recurso ao instrumento designado QATSDD (Quality Assessment Tool and
Scoring Guidance Notes) e outro instrumento para estudos de intervenção beforeafter,
sem grupo de controlo, desenvolvido por profissionais de sáude pertencentes
ao National Institutes of Health. A meta-análise foi realizada com a medida do
tempo de reacção, usando a diferença das médias padronizadas. O método estatístico
utilizado foi Mantel-Haenszel para efeitos aleatórios.
Resultados: Conduziu-se a revisão sistemática com quatorze artigos publicados
entre 2007 e 2014, três estudos usados na meta-análise. Apenas quatro estudos
denotaram melhorias, estatisticamente significativas, no que diz respeito ao efeito de
um período de sono no desempenho de uma tarefa motora em crianças. Pelo
contrário, a maioria dos estudos é a favor de que um período de sono prejudica o
desempenho. Na meta-análise mostra-se que a vigília favorece os valores do tempo
de reacção.
Conclusões: A presente evidência não suporta o facto de que um período de sono
optimiza o desempenho de tarefas de memória procedimental em crianças. Dadas as
limitações apresentadas, nomeadamente a heterogeneidade das intervenções e
reduzida qualidade metodológica dos estudos incluídos, sem grupo de controlo,
sugere-se a realização de estudos futuros com maior nível de evidência.
Description
Keywords
Sono Memória Procedimental Desempenho Tarefa motora Crianças