Publication
Dos provérbios ao conhecimento científico: de poeta e cientista inventor todos temos um pouco com algum labor – o ensino das ciências físicas e naturais no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
dc.contributor.author | Rocha, Joana Rios da | |
dc.contributor.author | Sá-Pinto, Xana | |
dc.contributor.author | Pinto, Alexandre | |
dc.contributor.author | Gomes, José António | |
dc.contributor.author | Oliveira, Elisama | |
dc.date.accessioned | 2018-05-15T16:16:55Z | |
dc.date.available | 2018-05-15T16:16:55Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | Distinguir senso-comum de conhecimento científico é essencial para compreender a natureza da ciência e promover a literacia científica. Fruto de conhecimento experienciado e senso comum, os provérbios populares representam uma excelente oportunidade para explorar a natureza das ciências e competências do português. Com este trabalho pretendemos investigar as potencialidades da exploração do património literário oral para o desenvolvimento da literacia científica dos alunos, para a promoção de práticas epistémicas e compreensão e produção de provérbios. Os resultados sugerem que sequências didáticas que contrastam o conhecimento científico e o senso comum contribuem para desenvolver práticas epistémicas em contexto escolar. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Rocha, Joana Rios; Pinto, Xana Sá; Pinto, Alexandre; Gomes, José António; Oliveira, Elisama (2016). “Dos provérbios ao conhecimento científico: de poeta e cientista inventor todos temos um pouco com algum labor – o ensino das ciências físicas e naturais no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico” in Indagatio Didactica, vol. 8, n.º 4, pp. 53-61. | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.34624/id.v8i4.2983 | |
dc.identifier.issn | 1647-3582 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/11627 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores | pt_PT |
dc.subject | Ensino-aprendizagem no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico | pt_PT |
dc.subject | literacia científica | pt_PT |
dc.subject | práticas epistémicas | pt_PT |
dc.subject | património literário oral | pt_PT |
dc.subject | interdisciplinaridade | pt_PT |
dc.title | Dos provérbios ao conhecimento científico: de poeta e cientista inventor todos temos um pouco com algum labor – o ensino das ciências físicas e naturais no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FEAT%2F00472%2F2013/PT | |
oaire.citation.endPage | 61 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 53 | pt_PT |
oaire.citation.volume | 8 | pt_PT |
oaire.fundingStream | 5876 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isProjectOfPublication | 3b129506-eae9-40c1-94c3-9daf0c8da439 | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 3b129506-eae9-40c1-94c3-9daf0c8da439 |