Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
167.26 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Distinguir senso-comum de conhecimento científico é essencial para compreender a natureza da ciência e promover a literacia científica. Fruto de conhecimento experienciado e senso comum, os provérbios populares representam uma excelente oportunidade para explorar a natureza das ciências e competências do português. Com este trabalho pretendemos investigar as potencialidades da exploração do património literário oral para o desenvolvimento da literacia científica dos alunos, para a promoção de práticas epistémicas e compreensão e produção de provérbios. Os resultados sugerem que sequências didáticas que contrastam o conhecimento científico e o senso comum contribuem para desenvolver práticas epistémicas em contexto escolar.
Description
Keywords
Ensino-aprendizagem no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico literacia científica práticas epistémicas património literário oral interdisciplinaridade
Citation
Rocha, Joana Rios; Pinto, Xana Sá; Pinto, Alexandre; Gomes, José António; Oliveira, Elisama (2016). “Dos provérbios ao conhecimento científico: de poeta e cientista inventor todos temos um pouco com algum labor – o ensino das ciências físicas e naturais no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico” in Indagatio Didactica, vol. 8, n.º 4, pp. 53-61.
Publisher
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores