Repository logo
 
Publication

Licenciar-se na vida adulta: as implicações da conclusão do Curso de Licenciatura em Computação nas trajetórias de vida dos adultos formados pelo Instituto Federal Educação, Ciências e Tecnologia Farroupilha

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMendes, Ivaneide Dias Pereira
dc.contributor.authorBenvenutti, Leonardo Matheus Pagani
dc.date.accessioned2019-01-08T11:57:22Z
dc.date.available2019-01-08T11:57:22Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractO presente trabalho busca compreender a relevância que a participação em um curso superior de formação de professores proporcionou à trajetória de vida dos adultos licenciados. Inscreve-se, portanto, como uma investigação sobre a educação de adultos no âmbito formal com implicações na formação profissional e humana dos sujeitos. Em um primeiro momento é exposta uma fundamentação teórica que situa o objeto de pesquisa em uma narrativa histórica do desenvolvimento educacional brasileiro no sentido de contextuá-lo na contemporaneidade. Busca efetuar uma leitura de quem são estes adultos, sujeitos concretos. São apresentados e discutidos momentos-chave no tocante à educação de adultos, formação de professores, bem como as caraterísticas pessoais dos adultos, tais como aspetos motivacionais e tempos de aprendizagem. Posteriormente, os detalhamentos da pesquisa empírica são apresentados. Tomou-se como base os relatos dos egressos do Curso de Licenciatura em Computação, promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Santo Augusto, consistindo em um estudo de caso situacional. Para recolha de dados foi empregada entrevista semiestruturada, com guião definido previamente com a intencionalidade de obter subsídios à análise baseada em categorias. Por fim, são apresentados os resultados da pesquisa, inscrita no paradigma interpretativo, e considerações acerca desta. São analisados os discursos afim de perceber os encadeamentos que a participação, no referido curso, proporcionou à trajetória de vida dos adultos entrevistados, durante o período formativo e pós-formativopt_PT
dc.description.abstractThe present work aims understand the relevance that the participation in a teacher training degree provided to the life's path of adults trained. Enrolls, therefore, as an investigation about adult education in a formal scope with implications on professional and human formation of subjects. In the first moment is presented a theoretical foundation that places research’s object on a historical narrative of Brazilian educational development in the sense to contextualize it into the contemporaneity. It aims make a reading of who are these adults, concrete individuals. It's shown and discussed important moments that concerns of adult education, teacher’s training, as well personal aspects of adults, like motivation aspects and learning times. Posteriorly, the empiric research’s detailing are presented. It was based on narratives of individuals graduated on the Computer Science Degree, offered by Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Santo Augusto, as a situational study case. For data collection was used semistructured interview, with a guide previously defined with the intentionality to provide subsidies to categories-based analysis. Finally, are presented research results, belonged to the interpretative paradigm, as well considerations about these results. The discourses are analyzed in the sense to realize the contextures that participation, on the referred academic degree, provided to the life’s path of interviewed adults, while in degree period, as well after degree.pt_PT
dc.identifier.tid202135586
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/12592
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectAprendizagem dos Adultospt_PT
dc.subjectLicenciatura em Computaçãopt_PT
dc.subjectEducação Formalpt_PT
dc.subjectInstitutos Federais de Educação Ciência e Tecnologiapt_PT
dc.subjectAdult Learningpt_PT
dc.subjectComputer Science Degreept_PT
dc.subjectFormal Educationpt_PT
dc.titleLicenciar-se na vida adulta: as implicações da conclusão do Curso de Licenciatura em Computação nas trajetórias de vida dos adultos formados pelo Instituto Federal Educação, Ciências e Tecnologia Farroupilhapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação: Especialização em Educação e Formação de adultospt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_LeonardoBenvenutti_2018.pdf
Size:
8.68 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: