Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio de Margarida Lopes Maia Soares Alves

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de
dc.contributor.advisorMarta, Maria Margarida Campos
dc.contributor.authorAlves, Margarida Lopes Maia Soares
dc.date.accessioned2022-09-09T13:41:36Z
dc.date.available2022-09-09T13:41:36Z
dc.date.issued2022
dc.date.submitted2022
dc.description.abstractO presente relatório destaca o desenvolvimento pessoal, profissional e social da mestranda, levados a cabo ao longo da Prática Educativa Supervisionada (PES), nas valências de Educação Pré-Escolar (EPE) e de 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Neste sentido, descreve criticamente a construção de saberes da praxis e a mobilização de conteúdos teóricos e legais importantes para a construção de um perfil duplo de formação. Estes articularam-se numa postura reflexiva, crítica, atenta e evolutiva no decorrer do ano letivo, contribuindo para a construção da profissionalidade docente. Por conseguinte, eleva o saber, o saber-ser, estar com os outros e o saber-fazer, revelantes nos significados profissionais e sociais numa profissão cuja relação com os outros é basilar. Revela o processo formativo, considerando a Metodologia de Investigação-Ação (MIA) a resposta à construção da profissionalidade docente, dada a promoção da melhoria constante da prática educativa num ciclo supervisionado de observação, planificação, ação e reflexão nas valências, as quais o mestrado forma. O processo foi vivido em co-construção em díade de formação. Este mestrado potenciou o desenvolvimento de competências docentes de integração e articulação dos níveis próximos de educação da criança.pt_PT
dc.description.abstractThis report highlights the personal, professional and social development of the master's student carried out throughout the Supervised Educational Practice (PES), in the valences of Pre-School Education (EPE) and 1st Cycle of Basic Education (CEB). In this sense, it critically describes the construction of praxis knowledge and the mobilization of important theoretical and legal contents for the construction of a double training profile. These were articulated in a reflexive, critical, attentive and evolutionary posture during the school year, contributing to the construction of teacher professionality. It therefore elevates knowledge, knowledge, being with others and knowing how to do, revealing in professional and social meanings in a profession whose relationship with others is basic. It reveals the formative process considering the Methodology of Investigation-Action (MIA) the response to the construction of teacher professionality given the promotion of the constant improvement of educational practice in a of observation, planning, action and reflection in the valences, which the master's degree. The process was lived in co-construction in dyad formation. This master's degree enhanced the development of teaching skills of integration and articulation of the next levels of child education.pt_PT
dc.identifier.tid203090420
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/20857
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática educativa supervisionadapt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectTrabalho colaborativopt_PT
dc.subjectPerfil duplopt_PT
dc.subjectMetodologia investigação-açãopt_PT
dc.subjectSupervised educational practicept_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.subjectCollaborative workpt_PT
dc.subjectDouble profilept_PT
dc.subjectResearch-action methodologypt_PT
dc.titleRelatório de Estágio de Margarida Lopes Maia Soares Alvespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Margarida Alves_2022.pdf
Size:
849.57 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: