Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Programa MySpeech: desenvolvimento de competĂȘncias de public speaking

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Afonso_Silva_MGDRH_2023.pdf23.44 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este projeto de intervenção realizado no ISCAP com a colaboração do Gabinete Alumni e Carreira, propĂŽs-se a criar um programa de desenvolvimento de competĂȘncias de empregabilidade. Recorrendo a anĂĄlise empĂ­rica e teĂłrica percecionou-se que uma das competĂȘncias mais necessĂĄrias de desenvolver Ă© a de comunicação, nomeadamente na vertente do public speaking. Tendo isto em vista, definiu-se um ambito estratĂ©gico : criar um programa capaz de desenvolver competĂȘncias de public speaking. Este Ăąmbito concretizou-se atravĂ©s da implementação de uma edição piloto com participantes alunos e alumni ISCAP. Neste programa realizaram-se sessĂ”es com recurso a Realidade Virtual, onde cada participante seguiu um plano individualizado e onde a avaliação da performance se realizou com base em Ăłculos de Realidade Virtual e Ă  app Virtual Speech. Por outro lado, inspiradas na dinĂąmica do Toastmasters International, realizaram-se sessĂ”es em grupo, onde cada participante assumia um papel diferente de sessĂŁo para sessĂŁo, com o prĂłposito de consciencializar os mesmos para as diversas vertentes do public speaking. A avaliação da performance foi realizada atravĂ©s de dinĂąmicas de avaliação pelos pares. Ambas as sessĂ”es formam apoiadas por um conjunto de suportes didĂĄticos, com dicas e explicaçÔes sobre diversas vertentes do public speaking Este programa concretizou-se com base num planeamento operacional, verificando-se cada atividade, tarefa, procedimento e instrumentos a serem utilizados. Com a implementação deste projeto, pela estratĂ©gia anteriormente mencionada, foi possĂ­vel desenvolver as competĂȘncias de discurso em pĂșblico, na componente percecionada pelos participantes do programa. Todo o programa foi sujeito a avaliação por parte dos participantes, tendo se verificado uma conformidade muito satisfatĂłria (100%) em termos de cumprimento da finalidade definida para o projeto.
This intervention project carried out at ISCAP with the collaboration of the Alumni and Career Office, aimed to create a program to develop employability skills. Using empirical and theoretical analysis, it was realized that one of the most necessary skills to develop is communication, particularly in terms of public speaking. With this in mind, a strategic scope was defined: creating a program that was capable of devoloping public speaking skills. This scope was achieved through the implementation of a pilot edition with participants students and Alumni ISCAP, In this program there were sessions using Virtual Reality, where each participant followed an individual plan and where performance assessment was carried out using Virtual Reality glasses and the VirtualSpeech app. On the other hand, inspired by Toastmasters International dynamics, group sessions were held, where each participant assumed a different role from session to session, with the purpose of raising awareness of the different aspects of public speaking. Performance assessment was carried out through peer assessment dynamics. Both sessions are supported by a set of teaching aids, with tips and explanations on different aspects of public speaking. This program was based on operational planning, checking each activity, task, procedure and instruments to be used. With the implementation of this project, through the previously mentioned strategy, it was possible to develop public speaking skills, in the component perceived by the program participants. The entire program was subject to evaluation by the participants, with very satisfactory compliance (100%) in terms of fulfilling the purpose defined for the project.

Description

Keywords

Realidade virtual Public speaking Desenvolvimento de competĂȘncias Avaliação pelos pares Virtual reality Skills development Public speaking Peer assessment

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue