Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio de Luísa Mesquita Guimarães Tato Diogo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorEsteves, Susana Celeste Seabra Monteiro
dc.contributor.authorDiogo, Luísa Mesquita Guimarães Tato
dc.date.accessioned2024-06-06T12:05:35Z
dc.date.available2024-06-06T12:05:35Z
dc.date.issued2024
dc.date.submitted2024
dc.description.abstractNo presente relatório, a mestranda descreve o seu processo de formação no que concerne à Prática Educativa Supervisionada nos contextos de Educação em Creche e de Educação Pré-Escolar. A Educação de Infância é crucial no desenvolvimento humano e, consequentemente, no processo de aprendizagem das crianças, sendo imprescindível a mobilização dos diversos pressupostos teóricos que realçam a importância das interações de qualidade no ambiente educativo. Com o intuito de realizar uma prática pedagógica adequada, a mestranda desenvolveu competências referentes ao domínio da observação, da planificação, da ação e da reflexão. A intencionalidade educativa das suas ações, permitiu que a educadora estagiária reconhecesse a flexibilidade como uma mais-valia no percurso de aprendizagem profissional. A Metodologia da Investigação contribui para a capacidade de autoavaliação da formada, transformando-se numa aprendizagem profissional e pessoal. A Metodologia de Trabalho de Projeto refletiu a importância de uma educação holística, na qual, o adulto de referência se torna um elemento mediador do processo de descoberta das crianças. As aprendizagens profissionalizantes adquiridas ao longo da Prática Educativa Supervisionada tornaram-se também competências pessoais. Uma postura ética e assertiva, cuidadosa e empática são atitudes fundamentais nas interações que desenvolvemos ao longo da vida.pt_PT
dc.description.abstractIn this report, the master's student describes her training process as it concerns Supervised Educational Practice in the contexts of Nursery and Pre-school Education. Early Childhood Education is crucial to human development and, consequently, to children's learning processes. It is fundamental to this process to put in pratice the various theoretical assumptions that focus on the importance of quality interactions in the educational environment. In order to carry out an appropriate teaching practice, the master's student developed skills in the areas of observation, planning, action and reflection. The educational intentionality of her actions allowed the trainee teacher to recognize flexibility as an asset in her professional life. The Research Methodology contributes to the trainee's capacity for self-assessment, transforming it into professional and personal learning. The Project´s Methodology reflected the importance of a holistic education, in which the reference adult becomes a mediating element in the children's process of discovery. The professionalizing learning acquired during the Supervised Educational Practice also became personal skills. An ethical and assertive posture, combined with a generally caring and empathetic disposition are core to the approach for interations we will develop throughout life.pt_PT
dc.identifier.tid203651170
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/25626
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática educativa supervisionadapt_PT
dc.subjectEducação de Infânciapt_PT
dc.subjectAprendizagem profissionalpt_PT
dc.subjectSupervised educational practicept_PT
dc.subjectEarly childhood educationpt_PT
dc.subjectProfessional learningpt_PT
dc.titleRelatório de Estágio de Luísa Mesquita Guimarães Tato Diogopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Luísa Diogo_2024.pdf
Size:
1.37 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: