Repository logo
 
Publication

A improvisação como ferramenta de ensino: explorações do jazz e música clássica no contexto educacional

dc.contributor.advisorAguiar, António Augusto Martins da Rocha Oliveira
dc.contributor.advisorWauldron, Kevin Gerard
dc.contributor.advisorLuís, Manuel
dc.contributor.advisorCarvalho, Paulo
dc.contributor.authorSantos, Gileno Santana dos
dc.date.accessioned2025-07-25T15:18:00Z
dc.date.available2025-07-25T15:18:00Z
dc.date.issued2025-07-08
dc.description.abstractA presente dissertação, intitulada "A Improvisação como Ferramenta de Ensino: Explorações do Jazz e da Música Clássica no Contexto Educacional", tem como principal objetivo analisar o papel da improvisação no ensino da música, explorando o seu potencial enquanto recurso pedagógico. Para tal, procede-se a uma reflexão crítica sobre os fundamentos teóricos da improvisação, com especial destaque para a distinção entre os conceitos de improvisação e jazz frequentemente associados, mas que, apesar de relacionados, apresentam características distintas. As duas primeiras secções do presente trabalho consistem na apresentação de um guião de observação da prática musical e da prática de ensino supervisionada, realizadas no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Ensino da Música. Estes capítulos constituem a base empírica que sustenta a análise teórica e prática desenvolvida ao longo da dissertação.por
dc.description.abstractThis dissertation, entitled "Improvisation as a Teaching Tool: Explorations of Jazz and Classical Music in the Educational Context", aims to analyse the role of improvisation in music education, exploring its potential as a pedagogical resource. To this end, it presents a critical reflection on the theoretical foundations of improvisation, with particular emphasis on the distinction between the concepts of improvisation and jazz—terms that are often associated but, despite their relationship, possess distinct characteristics. The first two sections of this work present observation frameworks focused on musical practice and supervised teaching practice, carried out as part of the curricular internship of the Master's Degree in Music Education. These chapters provide the empirical foundation that supports the theoretical and practical analysis developed throughout the dissertation.eng
dc.identifier.tid203974735
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/30247
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectImprovisação
dc.subjectEnsino
dc.subjectImprovisação e jazz
dc.subjectAbordagens diferenciadas no ensino musical
dc.subjectImprovisation
dc.subjectEducation
dc.subjectImprovisation and jazz
dc.subjectDifferentiated approaches in music education
dc.titleA improvisação como ferramenta de ensino: explorações do jazz e música clássica no contexto educacionalpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Instrumento, Trompete

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Gileno_Santos_MEM_2025.pdf
Size:
5.09 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: