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A improvisação como ferramenta de ensino: explorações do jazz e música clássica no contexto educacional
dc.contributor.advisor | Aguiar, António Augusto Martins da Rocha Oliveira | |
dc.contributor.advisor | Wauldron, Kevin Gerard | |
dc.contributor.advisor | Luís, Manuel | |
dc.contributor.advisor | Carvalho, Paulo | |
dc.contributor.author | Santos, Gileno Santana dos | |
dc.date.accessioned | 2025-07-25T15:18:00Z | |
dc.date.available | 2025-07-25T15:18:00Z | |
dc.date.issued | 2025-07-08 | |
dc.description.abstract | A presente dissertação, intitulada "A Improvisação como Ferramenta de Ensino: Explorações do Jazz e da Música Clássica no Contexto Educacional", tem como principal objetivo analisar o papel da improvisação no ensino da música, explorando o seu potencial enquanto recurso pedagógico. Para tal, procede-se a uma reflexão crítica sobre os fundamentos teóricos da improvisação, com especial destaque para a distinção entre os conceitos de improvisação e jazz frequentemente associados, mas que, apesar de relacionados, apresentam características distintas. As duas primeiras secções do presente trabalho consistem na apresentação de um guião de observação da prática musical e da prática de ensino supervisionada, realizadas no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Ensino da Música. Estes capítulos constituem a base empírica que sustenta a análise teórica e prática desenvolvida ao longo da dissertação. | por |
dc.description.abstract | This dissertation, entitled "Improvisation as a Teaching Tool: Explorations of Jazz and Classical Music in the Educational Context", aims to analyse the role of improvisation in music education, exploring its potential as a pedagogical resource. To this end, it presents a critical reflection on the theoretical foundations of improvisation, with particular emphasis on the distinction between the concepts of improvisation and jazz—terms that are often associated but, despite their relationship, possess distinct characteristics. The first two sections of this work present observation frameworks focused on musical practice and supervised teaching practice, carried out as part of the curricular internship of the Master's Degree in Music Education. These chapters provide the empirical foundation that supports the theoretical and practical analysis developed throughout the dissertation. | eng |
dc.identifier.tid | 203974735 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/30247 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Improvisação | |
dc.subject | Ensino | |
dc.subject | Improvisação e jazz | |
dc.subject | Abordagens diferenciadas no ensino musical | |
dc.subject | Improvisation | |
dc.subject | Education | |
dc.subject | Improvisation and jazz | |
dc.subject | Differentiated approaches in music education | |
dc.title | A improvisação como ferramenta de ensino: explorações do jazz e música clássica no contexto educacional | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Instrumento, Trompete |