Repository logo
 
Publication

Diz-me o que escreves e dir-te-ei quem és

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCosta, José António Ribeiro da
dc.contributor.authorDuarte, Maria do Carmo de Sousa
dc.date.accessioned2024-01-22T19:36:40Z
dc.date.available2024-01-22T19:36:40Z
dc.date.issued2023
dc.date.submitted2023
dc.description.abstractA sociedade, ao longo das últimas décadas, tem sido alvo de grandes e transformações que se refletem na complexidade humana em contexto social e escolar. Tal situação tem vindo a refletir-se na complexidade do exercício da função docente, no domínio das suas competências técnicas, científicas e pedagógicas, bem como no alargamento das suas funções. A par destas transformações, surge o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória como documento orientador e norteador da prática pedagógica, que evidencia a necessidade de pensar uma escola de cariz humanista, onde todos possam ter sucesso. Para tal, é necessário repensar o perfil de professor, de cariz reflexivo e indagador acerca das suas práticas pedagógicas, no sentido de humanizar o processo de ensino e aprendizagem e contribuir para a formação de cidadãos responsáveis, inclusivos, críticos e autónomos. Em consonância com o referido, surge o presente Relatório de Estágio, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.⁰ CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.⁰ CEB, que pretende retratar o percurso de desenvolvimento pessoal, científico e pedagógico da mestranda. Ademais, este documento contém uma componente investigativa que pretende indagar sobre o contributo da escrita lúdico-expressiva e o desenvolvimento de competências e gosto pela escrita, ancorado em metodologipt_PT
dc.description.abstractSociety, over the last decades, has been the target of great transformations that are reflected in the human complexity in social and school contexts. This situation has been reflected in the complexity of the exercise of the teaching function, in the field of their technical, scientific and pedagogical competences, as well as in the extension of their functions. Along with these transformations, the Profile of the Students Leaving Compulsory Education emerges as a guiding document for pedagogical practice, which highlights the need to think of a school of a humanistic nature, where everyone can succeed. To this end, it is necessary to rethink the profile of teachers, who are reflective and inquisitive about their pedagogical practices, in order to humanize the teaching and learning process and contribute to the formation of responsible, inclusive, critical and autonomous citizens. In line with the above, this Internship Report appears, within the scope of the Master's Degree in Teaching at the 1st CEB and Portuguese and History and Geography of Portugal at the 2nd Basic Education Cycle, which aims to portray the path of personal, scientific and pedagogical development of the master's student. In addition, this document contains an investigative component that aims to inquire about the contribution of playful-expressive writing and the development of skills and taste for writing, anchored in appropriate writing teaching methodologies, fundamental in the teaching and learning process.pt_PT
dc.identifier.tid203474830
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/24616
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectConhecimento científicopt_PT
dc.subjectConhecimento pedagógicopt_PT
dc.subjectPerfil de professorpt_PT
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_PT
dc.subjectEscrita lúdico-expressivapt_PT
dc.subjectScientific knowledgept_PT
dc.subjectPedagogical knowledgept_PT
dc.subjectTeacher profilept_PT
dc.subjectTeaching and learningpt_PT
dc.subjectPlayful-expressive writingpt_PT
dc.titleDiz-me o que escreves e dir-te-ei quem éspt_PT
dc.title.alternativeEntre a escrita crítico-reflexiva e a escrita lúdico-expressiva nos caminhos da Prática de Ensino Supervisionadapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Maria Carmo Duarte_2023.pdf
Size:
12.92 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: