Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A importância da consciência do corpo no ensino do canto

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Heloísa_Simões_MEM_2023.pdf7.72 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresenta todas as atividades desenvolvidas na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra durante o ano letivo 2021/2022, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo/ Escola Superior de Educação. O relatório apresenta três capítulos. O primeiro apresenta uma caracterização da instituição onde se realizou o estágio, partindo da sua contextualização histórica e enquadramento institucional, além de vários elementos da estrutura organizacional e sistema de funcionamento. O segundo capítulo reflete sobre o processo da prática educativa desempenhada, contemplando a sua organização, observações e planificações das aulas lecionadas, bem as várias atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo. O terceiro capítulo apresenta o projeto de investigação, onde se procura analisar o modo como a consciência do corpo e corporalidade são exploradas dentro na pedagogia e ensino-aprendizagem do Canto, relacionando os contributos de outras áreas disciplinares, nomeadamente, a teoria psicogenética de Henri Wallon.
This supervised teaching practice report presents all the activities carried out in the Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra during the academic year of 2021/2022, in the context of the Master in Music Teaching from the Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo/Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. The report presents three chapters. The first presents a characterization of the institution where the internship took place, starting from its historical context and institutional framework, as well as various elements of the organizational structure and functioning system. The following chapter reflects on the process of the performed educational practice, contemplating its organization, observations and plannings of the lessons taught, as well as the various activities carried out over the course of the school year. The third chapter presents the project of investigation, where it is sought to analyze how body awareness and corporality are explored within the pedagogy and teaching-learning of singing, relating the contributions of other disciplinary areas, notably, the psychogenetic theory of Henri Wallon.

Description

Keywords

Corpo Consciência Pedagogia Ensino-aprendizagem do canto Body Conscience Pedagogy Teaching-learning of singing

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License