Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Exploração tecno-artística de uma experiência visual das harmonias e melodias de um instrumento musical

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_JorgeAlves_2024.pdf1.57 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este projeto explora a interseção entre arte e tecnologia, com o objetivo de transformar as melodias e harmonias de um instrumento musical em expressões visuais dinâmicas e interativas. Através de uma abordagem sinestésica, procura-se criar uma experiência imersiva que combine música, movimento e visuais reativos, oferecendo uma nova forma de apreciação e compreensão da música atual. Utilizando o software PureData para a captação de áudio em tempo real e análise de parâmetros sonoros, e o software TouchDesigner para processar estes dados, são criados visuais que respondem tanto ao som quanto aos movimentos do instrumentista. O projeto inclui várias fases de ajustes e otimizações, e ainda, a reorganização do sistema visual e a criação de uma interface de fácil utilização. A sua implementação final recorre ao uso de dois projetores, um microfone e uma Kinect v2. Os resultados demonstram a eficácia desta combinação, proporcionando uma experiência artística, com potencial para ser explorada em futuros contextos performativos e instalações interativas.
This project explores the intersection between art and technology, aiming to transform the melodies and harmonies of a musical instrument into dynamic and interactive visual expressions. Through a synesthetic approach, the project seeks to create an immersive experience that combines music, movement, and reactive visuals, offering a new form of appreciation and understanding of music. The software PureData is used for real-time audio capture and sound parameter analysis, while TouchDesigner processes this data, generating visuals that respond both to the sound and the movements of the performer. The project went through several stages of adjustments and optimizations, as well as the reorganization of the visual system and the creation of a user-friendly interface. Its final implementation involves the use of two projectors, a microphone, and a Kinect v2. The results demonstrate the effectiveness of this combination, providing an artistic experience with the potential to be explored in future performative contexts and interactive installations.

Description

Trabalho de projeto

Keywords

Música visual Captação de áudio Visuais reativos Arte e tecnologia Visual music Audio capture Reactive visuals Art and technology

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License