Repository logo
 
Publication

Improvisação vocal e performance interdisciplinar como fator de motivação criativa na aprendizagem

dc.contributor.advisorMarques, José Telmo Rodrigues
dc.contributor.advisorPerfeito, Paulo Jorge dos Santos
dc.contributor.advisorPereira, Francisco
dc.contributor.authorVieira, Luísa Sofia de Albuquerque Machado Antunes
dc.date.accessioned2019-12-05T15:15:58Z
dc.date.available2019-12-05T15:15:58Z
dc.date.issued2019-11-15
dc.description.abstractEste relatório, parte integrante da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música, variante Canto Jazz da ESMAE/ESE (IPP), contempla toda a informação relativa ao estágio profissionalizante realizado ao longo do ano letivo de 2018/2019 no Conservatório de Música do Porto. Constituindo um documento reflexivo acerca de todo o processo ensino-aprendizagem desenvolvido, está organizado por três capítulos. No primeiro será feita uma contextualização da instituição, no que se refere ao seu enquadramento legal, físico, social e educativo. O segundo capítulo será dedicado à prática educativa, contendo as reflexões e registos das aulas observadas e lecionadas, assim como as planificações elaboradas especificamente para cada um dos alunos. No terceiro capítulo é apresentado o projeto de intervenção - improvisação vocal e performance interdisciplinar como fator de motivação criativa na aprendizagem - realizado no seio do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz do Conservatório de Música de Coimbra, em contexto de aula, na disciplina de coro jazz. Procurando dar resposta a algumas inquietações quanto à carga pesada curricular e ao teor do curso profissional de jazz, propus-me a dar o contributo didático de um espaço de aprendizagem e de experimentação musical mais lúdico, com jogos interativos aplicados em conjunto, usando como ferramenta comunicativa a voz humana, indissociável do corpo. Seguindo uma metodologia de investigaçãoação, o foco principal deste trabalho é avaliar qual o impacto da libertação coletiva da criatividade musical, corporal e dramática na motivação dos alunos, através da improvisação vocal. Como técnicas de recolha de dados foram utilizadas a observação participante e um questionário com perguntas fechadas, maioritariamente. Os resultados obtidos demonstraram que este projeto pode contribuir como uma força motivadora para a mobilização de conhecimentos e para uma consciência cooperativa.pt_PT
dc.description.abstractThis report, part of the Supervised Teaching Practice Course of the Master in Music Teaching, Vocal Jazz variant at ESMAE/ESE (IPP), contains all the information related to the professional internship held during the 2018/2019 school year at Porto Conservatory of Music. Constituting a reflective document about the whole teaching-learning process developed, it is organized by three chapters. In the first one, a contextualization of the institution will be made, regarding its legal, physical, social and educational framework. The second chapter will be devoted to the educational practice, containing the reflections and records of the observed and taught classes, as well as the plans prepared specifically for each student. The third chapter presents the intervention project - vocal improvisation and interdisciplinary performance as a factor of creative motivation in learning - carried out within the Professional Jazz Instrumentalist Course of the Coimbra Conservatory of Music, in the classroom context, in the Jazz Choir discipline. Seeking to address some concerns about the curricular heavy load and the content of the professional jazz course, I set out to make the didactic contribution of a more playful learning and musical experimentation space, with interactive games applied together, using as a tool communicative the human voice, inseparable from the body. Following an actionresearch methodology, the main focus of this paper is to assess the impact of the collective release of musical, body and dramatic creativity on student motivation through vocal improvisation. The data collection techniques used were participant observation and a questionnaire with closed questions, mostly. The results showed that this project can contribute as a motivating force for the mobilization of knowledge and for a cooperative awareness.pt_PT
dc.identifier.tid202314871pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/15040
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino da músicapt_PT
dc.subjectImprovisaçãopt_PT
dc.subjectVozpt_PT
dc.subjectPerformancept_PT
dc.subjectInterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectCurso profissional de jazzpt_PT
dc.subjectMusic teachingpt_PT
dc.subjectImprovisationpt_PT
dc.subjectVoicept_PT
dc.subjectInterdisciplinaritypt_PT
dc.subjectCriativitypt_PT
dc.subjectJazz professional coursept_PT
dc.titleImprovisação vocal e performance interdisciplinar como fator de motivação criativa na aprendizagempt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Jazz, Cantopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Luísa_Vieira_MEM_2019.pdf
Size:
3.4 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: