Browsing by Issue Date, starting with "2019-11-15"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A correpetição no ensino secundário da música em Portugal: a importância do pianista correpetidor no ensino secundário de canto nos conservatórios portuguesesPublication . Vilas Boas, Alberto Xavier Salgueiro; Salgado, António Gabriel Castro Correia; Gonçalves, Maria JoãoEste relatório de estágio é elaborado no contexto do Mestrado em Ensino da Música ESMAE/ESE e pretende essencialmente trazer alguma discussão em torno de uma questão sobre a qual nos debruçamos neste relatório/projeto relativa à contribuição e papel do pianista correpetidor na formação dos alunos do Ensino Secundário de Canto nos conservatórios portugueses. Em primeiro lugar, quisemos refletir sobre qual a função que atualmente o pianista correpetidor ocupa e qual a importância que hoje lhe é atribuída ao nível dos conservatórios nacionais e do ensino de canto aí praticado. A partir desta reflexão procuramos tirar algumas conclusões relativamente à significância que tem hoje o pianista correpetidor e a Correpetição na formação dos alunos destes conservatórios e, em face das conclusões alcançadas, procuramos compreender se a figura do pianista correpetidor deverá, ou não, ser fortalecida nos planos curriculares dos conservatórios a fim de otimizar a sua ação na formação dos alunos de canto.
- Economia circular no setor mobiliário: a perspetiva dos industriais do mobiliárioPublication . Costa, Clara Sofia Meireles da; Santos, José de FreitasCada vez mais a economia circular é entendida como uma importante ferramenta para o crescimento económico dos países e para a criação de valor nas empresas. Existem muitas empresas, nacionais e internacionais, que já aplicam os seus princípios no desenvolvimento dos seus negócios, enquanto o Estado tem promovido políticas públicas que incentivam a mudança para os príncipios da economia circular. Os principais objetivos desta dissertação são identificar o grau de desenvolvimento da economia circular nas empresas de mobiliário de Paredes e Paços de Ferreira, bem como conhecer os seus principais problemas e expectativas gerados pela transição para um novo modelo de negócio. O inquérito realizado mostrou que metade das empresas não conhecem ou estão a dar os primeiros passos na economia circular, enquanto a outra metade está a procurar avançar para o novo modelo de negócio. Das atividades realizadas pelas empresas para integrarem os princípios da economia circular nas suas atividades salientam-se a minimização de desperdícios e a poupança de energia, sendo os desperdícios mais referidos os da madeira e os derivados dos polimentos (verniz). A falta de mão-de-obra qualificada e a falta de recursos para investigação & desenvolvimento são apontadas como as maiores debilidades sentidas pelas empresas para a adesão à economia circular. Quanto às medidas que poderiam favorecer a entrada para o novo modelo de negócio foram referidas o aumento da reciclagem, a redução do consumo de materiais virgens e o maior incremento na recuperação e reparação de mobiliário. A concessão de incentivos financeiros e benefícios fiscais poderiam ajudar as empresas a entrar mais rapidamente no novo modelo de negócio. De facto, os resultados do estudo mostram que, por si só, as empresas não parecem dispostas a afetar muitos recursos, pois no longo prazo, a expectativa de lucros é para a sua maioria uma incógnita.
- Competências do gestor de recursos humanos: desafios da era digitalPublication . Vidinha, Sara Manuela Fernandes; Martins, Dora Cristina Moreira; Silva, SusanaNo contexto atual, devido às grandes transformações do mercado de trabalho e à maior exigência de uma diversidade de competências, várias profissões têm sofrido alterações nos seus paradigmas e, a Gestão de Recursos Humanos (GRH) não é exceção. Neste sentido, as competências têm sido consideradas uma chave de sucesso para os profissionais de GRH ingressarem no mercado de trabalho e, continuamente, se manterem atrativos, face a uma procura de profissionais cada vez mais qualificados e polivalentes. O objetivo principal desta investigação é conhecer a perceção dos profissionais de GRH, relativamente às competências desejáveis na era digital, com vista a enfrentar os desafios que o contexto tecnológico lhes coloca. Neste estudo foi utilizada uma metodologia qualitativa, recorrendo-se à entrevista semiestruturada para efetuar a recolha de dados. Foram realizadas quinze entrevistas a profissionais de GRH sobre a sua perceção da Função Recursos Humanos (FRH) na atualidade e sobre as competências consideradas essenciais no contexto digital. Ainda, os dados foram analisados de acordo com os princípios da Grounded Theory. Os resultados da investigação sugerem que a FRH tem evoluído no sentido de uma maior valorização por parte das empresas, pela sua vertente mais estratégica e de apoio às decisões do negócio. Os profissionais de GRH deverão antecipar os desafios que tenderão a surgir, nomeadamente a retenção de talento, a escassez de mão-de-obra e a diversidade geracional, a par de tendências futuras como a realidade virtual e o foco no fator humano. É possível ainda concluir que, apesar de uma visão cada vez mais estratégica, o papel dos profissionais de GRH ainda está muito limitado a questões operacionais. Embora este processo seja moroso e gradual, os Gestores de Recursos Humanos estão a conseguir posicionar-se de forma a alcançar mais ainda o sucesso e o reconhecimento. Por fim, são discutidas as principais implicações e algumas limitações do estudo, bem como são apresentadas sugestões para pesquisas futuras.
- Improvisação vocal e performance interdisciplinar como fator de motivação criativa na aprendizagemPublication . Vieira, Luísa Sofia de Albuquerque Machado Antunes; Marques, José Telmo Rodrigues; Perfeito, Paulo Jorge dos Santos; Pereira, FranciscoEste relatório, parte integrante da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música, variante Canto Jazz da ESMAE/ESE (IPP), contempla toda a informação relativa ao estágio profissionalizante realizado ao longo do ano letivo de 2018/2019 no Conservatório de Música do Porto. Constituindo um documento reflexivo acerca de todo o processo ensino-aprendizagem desenvolvido, está organizado por três capítulos. No primeiro será feita uma contextualização da instituição, no que se refere ao seu enquadramento legal, físico, social e educativo. O segundo capítulo será dedicado à prática educativa, contendo as reflexões e registos das aulas observadas e lecionadas, assim como as planificações elaboradas especificamente para cada um dos alunos. No terceiro capítulo é apresentado o projeto de intervenção - improvisação vocal e performance interdisciplinar como fator de motivação criativa na aprendizagem - realizado no seio do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz do Conservatório de Música de Coimbra, em contexto de aula, na disciplina de coro jazz. Procurando dar resposta a algumas inquietações quanto à carga pesada curricular e ao teor do curso profissional de jazz, propus-me a dar o contributo didático de um espaço de aprendizagem e de experimentação musical mais lúdico, com jogos interativos aplicados em conjunto, usando como ferramenta comunicativa a voz humana, indissociável do corpo. Seguindo uma metodologia de investigaçãoação, o foco principal deste trabalho é avaliar qual o impacto da libertação coletiva da criatividade musical, corporal e dramática na motivação dos alunos, através da improvisação vocal. Como técnicas de recolha de dados foram utilizadas a observação participante e um questionário com perguntas fechadas, maioritariamente. Os resultados obtidos demonstraram que este projeto pode contribuir como uma força motivadora para a mobilização de conhecimentos e para uma consciência cooperativa.