Repository logo
 
Publication

Desenvolvimento de um protocolo de rastreio breve coletivo das habilidades preditoras para a aprendizagem de leitura e escrita

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorChoupina, Celda
dc.contributor.authorMendonça, Jocélia Pinho
dc.date.accessioned2019-01-08T12:58:05Z
dc.date.available2019-01-08T12:58:05Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractO baixo rendimento escolar evidenciado no Brasil, nomeadamente no município de Cabo Frio, tem estimulado pesquisadores de várias áreas científicas a investigar as razões das dificuldades de aprendizagem da Leitura e da Escrita. Desta forma, a demanda de um instrumento para avaliar as dificuldades de aprendizagem de alunos em processo de alfabetização, principalmente as decorrentes de processos pedagógicos de ensino, e minimizar o insucesso é a grande motivação deste estudo. Com base na experiência de construção de um instrumento individual, especificamente nas dificuldades decorrentes da aplicação dos testes a um grande número de alunos e nos baixos resultados obtidos a partir das duas versões deste instrumento prévio, propõe-se, assim, um instrumento de aplicação coletiva. Esta investigação tem, assim, como objetivo geral desenvolver um instrumento sistematizado de rastreio para identificação de prejuízos em habilidades envolvidas na aprendizagem da Leitura e da Escrita, com aplicação coletiva em sala, envolvendo crianças matriculadas na educação infantil. Para dar cumprimento a este objetivo, foram definidas as habilidades preditoras do sucesso na aprendizagem da Leitura e da Escrita que têm sido rastreadas em diferentes momentos teórico-investigativos, sendo que essas habilidades orientaram o processo de construção do protocolo de aplicação coletiva desta pesquisa. Dado que a abordagem metodológica da pesquisa é pluralista, esta foi também suportada por dados quantitativos, obtidos em cada uma das fases de elaboração do instrumento de rastreio, com uma amostra de crianças da educação infantil de escolas públicas e privadas do Município de Cabo Frio, de modo a sustentar a reelaboração que o protocolo foi sofrendo ao longo desta pesquisa, sendo, por fim, apresentada a versão que agora se dá por final do mesmo.pt_PT
dc.description.abstractThe low academic performance evidenced in Brazil, especially in the municipality of Cabo Frio, has stimulated researchers from several scientific areas to investigate the reasons for the difficulties of reading and writing learning. Thus, the demand for an instrument to evaluate the learning difficulties of students in the literacy process, especially those resulting from pedagogical teaching processes, and to minimize failure is the great motivation of this study. Based on the experience of constructing an individual instrument, specifically on the difficulties resulting from the application of the tests to a large number of students and on the low results obtained from the two previous versions of this instrument, it is proposed, therefore, an instrument of collective application. The main objective of this research it is to develop a systematized screening tool for the identification of impairments in reading and writing skills, with collective application in the classroom, involving children in childhood education. In order to fulfill this objective, the predictive abilities of success in reading and writing learning that have been traced in different theoretical-investigative moments were defined, and these skills guided the process of construction of the collective application protocol of this research. Given that the methodological approach to research is pluralistic, it was also supported by quantitative data obtained in each of the stages of the elaboration of the screening instrument, with a sample of children from public and private schools in the municipality of Cabo Frio, in order to support the elaboration that the protocol was suffering throughout this research, being, at last, presented the final version.pt_PT
dc.identifier.tid202135985
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/12602
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_PT
dc.subjectLeitura e escritapt_PT
dc.subjectRastreio coletivopt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectLearning difficultiespt_PT
dc.subjectReading and writingpt_PT
dc.subjectCollective screeningpt_PT
dc.subjectPre-school educationpt_PT
dc.titleDesenvolvimento de um protocolo de rastreio breve coletivo das habilidades preditoras para a aprendizagem de leitura e escritapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação: Especialização em Administração de Organizações Educativaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_JocéliaMendonça_2018.pdf
Size:
10.95 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: