Publication
Intervenção do Terapeuta da Fala baseada nas rotinas do Jardim-de Infância: Um estudo de caso com Terapeutas da Fala de referência na área das Perturbações do Espetro do Autismo
| dc.contributor.author | Silva, Joana Sofia Carvalho da | |
| dc.contributor.author | Magina, Eugénia da Conceição Vieira | |
| dc.date.accessioned | 2022-06-22T15:39:18Z | |
| dc.date.available | 2022-06-22T15:39:18Z | |
| dc.date.issued | 2016-02 | |
| dc.description.abstract | O Jardim-de-Infância oferece oportunidades e experiências de aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento de competências comunicativas e sociais, que se encontram perturbadas em crianças com autismo. Desenvolveu-se um estudo de caso, através da realização de uma entrevista semi-estruturada, a partir do qual se procurou descrever o papel do Terapeuta da Fala no contexto de Jardim-de-Infância e identificar as estratégias utilizadas e barreiras encontradas na sua intervenção. Verificou-se que o Terapeuta da Fala se preocupa em potenciar competências nos parceiros comunicativos, de forma a torná-los mais competentes nas trocas comunicativas que estabelecem com a criança, assumindo vários papéis e utilizando inúmeras estratégias. O estudo aponta a instituição, na qual as crianças beneficiam de apoio, como um fator que pode atuar como barreira e/ou facilitador para a intervenção nas rotinas do Jardim-de-Infância. As diferenças encontradas nas experiências relatadas e, consequentemente, nas estratégias e metodologias de intervenção adotadas, parecem estar relacionadas com a frequência de intervenção do Terapeuta da Fala no Jardim-de-Infância. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Silva, J. S. C. d., & Magina, E. d. C. V. (2015). Intervenção do Terapeuta da Fala baseada nas rotinas do Jardim-de Infância: Um estudo de caso com Terapeutas da Fala de referência na área das Perturbações do Espetro do Autismo. III Conferência Internacional para a Inclusão 2015, 508-509. https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/1601/4/Livro_Atas_INCLUDiT_III.pdf | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/20637 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.publisher | IPLeiria | pt_PT |
| dc.relation.publisherversion | https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/1601/4/Livro_Atas_INCLUDiT_III.pdf | pt_PT |
| dc.subject | Autismo | pt_PT |
| dc.subject | Jardim-de-Infância | pt_PT |
| dc.subject | Terapeuta da Fala | pt_PT |
| dc.subject | Parceiros comunicativos | pt_PT |
| dc.subject | Competência comunicativas | pt_PT |
| dc.title | Intervenção do Terapeuta da Fala baseada nas rotinas do Jardim-de Infância: Um estudo de caso com Terapeutas da Fala de referência na área das Perturbações do Espetro do Autismo | pt_PT |
| dc.type | conference object | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Leiria | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 509 | pt_PT |
| oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 508 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Livro de atas da III Conferência Internacional para a Inclusão 2015 | pt_PT |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
