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Abstract(s)
O Jardim-de-Infância oferece oportunidades e experiências de aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento de competências comunicativas e sociais, que se encontram perturbadas em crianças com autismo. Desenvolveu-se um estudo de caso, através da realização de uma entrevista semi-estruturada, a partir do qual se procurou descrever o papel do Terapeuta da Fala no contexto de Jardim-de-Infância e identificar as estratégias utilizadas e barreiras encontradas na sua intervenção. Verificou-se que o Terapeuta da Fala se preocupa em potenciar competências nos parceiros comunicativos, de forma a torná-los mais competentes nas trocas comunicativas que estabelecem com a criança, assumindo vários papéis e utilizando inúmeras estratégias. O estudo aponta a instituição, na qual as crianças beneficiam de apoio, como um fator que pode atuar como barreira e/ou facilitador para a intervenção nas rotinas do Jardim-de-Infância. As diferenças encontradas nas experiências relatadas e, consequentemente, nas estratégias e metodologias de intervenção adotadas, parecem estar relacionadas com a frequência de intervenção do Terapeuta da Fala no Jardim-de-Infância.
Description
Keywords
Autismo Jardim-de-Infância Terapeuta da Fala Parceiros comunicativos Competência comunicativas
Citation
Silva, J. S. C. d., & Magina, E. d. C. V. (2015). Intervenção do Terapeuta da Fala baseada nas rotinas do Jardim-de Infância: Um estudo de caso com Terapeutas da Fala de referência na área das Perturbações do Espetro do Autismo. III Conferência Internacional para a Inclusão 2015, 508-509. https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/1601/4/Livro_Atas_INCLUDiT_III.pdf