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- Recommendation of Tourism Resources Supported by CrowdsourcingPublication . Leal, Fátima; Malheiro, Benedita; Burguillo, Juan CarlosContext-aware recommendation of personalised tourism resources is possible because of personal mobile devices and powerful data filtering algorithms. The devices contribute with computing capabilities, on board sensors, ubiquitous Internet access and continuous user monitoring, whereas the filtering algorithms provide the ability to match the profile (interests and the context) of the tourist against a large knowledge bases of tourism resources. While, in terms of technology, personal mobile devices can gather user-related information, including the user context and access multiple data sources, the creation and maintenance of an updated knowledge base of tourism-related resources requires a collaborative approach due to the heterogeneity, volume and dynamic nature of the resources. The current PhD thesis aims to contribute to the solution of this problem by adopting a Crowdsourcing approach for the collaborative maintenance of the knowledge base of resources, Trust and Reputation for the validation of uploaded resources as well as publishers, Big Data for user profiling and context-aware filtering algorithms for the personalised recommendation of tourism resources.
- Comprehensive treatments for social cognitive deficits in schizophrenia: A critical review and effect-size analysis of controlled studiesPublication . Kurtz, Matthew M; Gagen, Emily; Rocha, Nuno; Machado, Sergio; Penn, David LRecent advances in psychosocial treatments for schizophrenia have targeted social cognitive deficits. A critical literature review and effect-size (ES) analysis was conducted to investigate the efficacy of comprehensive programs of social cognitive training in schizophrenia. Results revealed 16 controlled studies consisting of seven models of comprehensive treatment with only three of these treatment models investigated in more than one study. The effects of social cognitive training were reported in 11/15 studies that included facial affect recognition skills (ES=.84) and 10/13 studies that included theory-of-mind (ES=.70) as outcomes. Less than half (4/9) of studies that measured attributional style as an outcome reported effects of treatment, but effect sizes across studies were significant (ESs=.30-.52). The effect sizes for symptoms were modest, but, with the exception of positive symptoms, significant (ESs=.32-.40). The majority of trials were randomized (13/16), selected active control conditions (11/16) and included at least 30 participants (12/16). Concerns for this area of research include the absence of blinded outcome raters in more than 50% of trials and low rates of utilization of procedures for maintaining treatment fidelity. These findings provide preliminary support for the broader use of comprehensive social cognitive training procedures as a psychosocial intervention for schizophrenia.
- Intervenção do Terapeuta da Fala baseada nas rotinas do Jardim-de Infância: Um estudo de caso com Terapeutas da Fala de referência na área das Perturbações do Espetro do AutismoPublication . Silva, Joana Sofia Carvalho da; Magina, Eugénia da Conceição VieiraO Jardim-de-Infância oferece oportunidades e experiências de aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento de competências comunicativas e sociais, que se encontram perturbadas em crianças com autismo. Desenvolveu-se um estudo de caso, através da realização de uma entrevista semi-estruturada, a partir do qual se procurou descrever o papel do Terapeuta da Fala no contexto de Jardim-de-Infância e identificar as estratégias utilizadas e barreiras encontradas na sua intervenção. Verificou-se que o Terapeuta da Fala se preocupa em potenciar competências nos parceiros comunicativos, de forma a torná-los mais competentes nas trocas comunicativas que estabelecem com a criança, assumindo vários papéis e utilizando inúmeras estratégias. O estudo aponta a instituição, na qual as crianças beneficiam de apoio, como um fator que pode atuar como barreira e/ou facilitador para a intervenção nas rotinas do Jardim-de-Infância. As diferenças encontradas nas experiências relatadas e, consequentemente, nas estratégias e metodologias de intervenção adotadas, parecem estar relacionadas com a frequência de intervenção do Terapeuta da Fala no Jardim-de-Infância.
- O Simulador do ambiente empresarial de base tecnológica – metodologia inovadora no processo de ensino-aprendizagem, na avaliação e na relação professor-estudante vs. estudante-professorPublication . Bastos, Susana; Azevedo, LilianaA preocupação existente em suprir as lacunas identificadas no ensino tradicional da Contabilidade e Administração levou à criação de uma nova forma de estar no Ensino Superior, nestas áreas do conhecimento, na sala de aula, denominada por Ambiente Empresarial, e traduziu-se na implementação de duas unidades curriculares designadas de Projeto de Simulação Empresarial (PSEI e PSEII), no terceiro ano do Curso Superior de Contabilidade e Administração do ISCAP. De destacar que o Simulador do Ambiente Empresarial é de base unicamente tecnológica. O objeto desta investigação prende-se com a particularidade deste processo de formação, centrado no desenvolvimento de competências, modelador de metodologias de ensino-aprendizagem e portador de um novo modelo de avaliação. O presente artigo tem como objetivo estudar não só as potencialidades, mas também os constrangimentos da metodologia inovadora do processo de ensino-aprendizagem e da avaliação utilizada nestas unidades curriculares. Pretendemos, em particular, analisar em que medida o Simulador do Ambiente Empresarial beneficia o sucesso escolar, em resultado de uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento das competências dos estudantes. Nos anos letivos de 2008 a 2010, foram recolhidos os dados qualitativos e quantitativos através de inquérito por questionário aos estudantes e entrevistas aos docentes e coordenador das unidades curriculares. Em Fevereiro de 2015, foram enviados cerca de 6.000 questionários aos estudantes que já frequentaram a Simulação Empresarial. Como metodologia de investigação foram utilizadas a análise estatística/fatorial, com recurso a um software estatístico, a análise de conteúdo e a técnica de triangulação dos dados. Os resultados do estudo levantaram uma série de questões relacionadas com a metodologia de ensino-aprendizagem tradicionalmente utilizada e a metodologia do Simulador do Ambiente Empresarial, bem como com a avaliação e a forma como esta desenvolve nos estudantes uma diferente postura no que concerne ao processo de ensino-aprendizagem. A centralidade no estudante como foco deste Modelo possibilita a autorregulação da aprendizagem através da retroação. O trabalho individual e de grupo apresentam-se como principais fatores no desenvolvimento das competências genéricas (relacionais) e comportamentais, além das competências técnicas inerentes à profissão.
- Online slack consolidation in global-EDF for energy consumption minimisationPublication . Awan, Muhammad Ali; Nelissen, Geoffrey; Yomsi, Patrick Meumeu; Petters, Stefan M.Leakage power dissipation is one of the major concerns in homogeneous multicore platforms. Therefore, individual cores on such platforms are often equipped with multiple sleep states to reduce the leakage power dissipation. With the current body of knowledge, an efficient selection of sleep states is a non-trivial problem for system designers. In this work, we propose leakage-aware energy management algorithms for homogeneous multicore platforms using a global-EDF scheduler. Global-EDF assumes that at any time instant the tasks (constituting the application) with the closest absolute deadlines are selected for execution on any core of the platform, sometimes allowing migration. Initially, individual cores are allowed to change their power states independently. This assumption is relaxed in the second algorithm and cores transition into different power states in coordination with each other. The main idea behind the proposed algorithms consists of exploiting the spare capacity available in the schedule of each core to either initiate a sleep state on this core or prolong the sleep state of cores already in a sleep state in order to minimise the leakage power dissipation. The presented algorithms have low complexity, thus making it practically feasible. Evaluations are carried out by assuming the specifications of Intel Xeon E3-1285L V4 embedded multicore processor and Freescale P5040 QorIQ Integrated Processor to demonstrate its effectiveness. In the best-case, up to 50% and 60% of the energy consumption wasted in idle intervals — i.e., when a core is not performing any execution — on Intel Xeon and Freescale P5040 platform, respectively, is saved over the baseline global-EDF schedule.
- Mapeamento das competências chavePublication . Teixeira, João Ferreira; Rodrigues, Ana C.Com este trabalho pretendemos desenvolver um projeto de intervenção no âmbito do Mapeamento de Competências, a implementar na Amorim & Irmãos, SA, a Entidade Acolhedora do Projeto. O diagnóstico realizado à Função Recursos Humanos permitiu identificar como potencial de intervenção o Mapeamento de Competências Chave. As Competências Chave são fundamentais para a operacionalização da missão e visão das organizações. Nos contextos de atuação global das empresas prevalece a incerteza e a necessidade de constantes readaptações da estrutura organizativa para garantir o sucesso dos planos estratégicos do negócio. Neste contexto empresarial, os modelos de gestão das pessoas assentes na Avaliação e Gestão de Competências são uma resposta adequada aos ciclos frequentes de mudança organizacional. O Mapeamento de Competências é, neste quadro de atuação das empresas, fundamental para a necessária adequação das competências dos colaboradores à operacionalização do plano estratégico do negócio. Assim, optamos pela conceção de um projeto de intervenção para Mapeamento das Competências Chave focado nas chefias de uma unidade industrial produtora de rolhas de cortiça. A metodologia adotada para a implementação deste projeto parte dos elementos estratégicos da empresa: Fatores Críticos de Sucessos, Pontos Fortes e Pontos Fracos. Foram definidos dois âmbitos para a implementação de uma estratégia de mapeamento de competências de cima para baixo: (1) identificação das Competência Chave e (2) definição da Competências Chave. Na implementação deste projeto intervieram vários interlocutores: as chefias intermedias da Unidade Industrial de Lamas, o Diretor de Logística, o Diretor de Recursos Humanos e um Técnico de Recursos Humanos que, sob a gestão do autor do projeto, manifestaram ao longo de todo o processo o envolvimento e compromisso indispensáveis para a sua concretização. Os resultados da avaliação permitem concluir que o projeto planeado e implementado atingiu a finalidade proposta: ter validado, em novembro de 2015, o Portfólio das Competências Chave Transversais e as Competências Chave Específicas das chefias intermedias da Unidade Industrial de Lamas, necessárias para a sustentabilidade do negócio da Amorim & Irmãos, SA.
- Sistema de recrutamento e seleção num grande grupo empresarialPublication . Mendes, Aurea Andreia Campos; Rodrigues, Ana C.; Meirinhos, VivianaEste Projeto de Intervenção visou a reestruturação do sistema de Recrutamento e Seleção para o Grande Grupo Empresarial tendo em conta a realidade das várias Empresas. Este projeto surgiu da necessidade de reconfiguração da visão, filosofia e estrutura da Direção de Pessoas e Comunicação (DPC) e pretendeu desenvolver uma proposta de valor aliciante para os talentos atuais e potenciais do mercado e da Organização, numa lógica de prestação de serviços às seis empresas do Grande Grupo Empresarial, designadas por grupo incubador, que foram o público-alvo deste projeto. Numa primeira fase, foi realizada uma breve apresentação do Grande Grupo Empresarial, seguindo-se de uma auditoria às práticas de Recursos Humanos e uma revisão da literatura ao tema identificado para intervenção deste projeto. Baseado na conjugação das análises realizadas anteriormente, definiu-se a finalidade do projeto que consistiu em garantir que, a partir de Janeiro de 2016, o Grande Grupo Empresarial tenha definido um Sistema de Recrutamento e Seleção adequado à estratégia de comunicação da DPC. Esta finalidade foi desdobrada em dois objetivos estratégicos: Concluir a preparação dos novos procedimento de Recrutamento e Seleção para implementação e Concluir a preparação das ferramentas de Recrutamento e Seleção para implementação e foi desenvolvido todo o planeamento operacional, onde se delinearam atividades, tarefas, recursos, calendarização, orçamento e o momento da avaliação do projeto. A fase de implementação teve a duração de 5 meses (Junho a Outubro de 2015) e a sua avaliação realizou-se durante e no final da implementação. Os resultados confirmam o cumprimento dos objetivos operacionais, estratégicos e da finalidade a que este projeto se propôs. A avaliação inclui o feedback obtido da equipa de Recrutamento e Seleção ao longo do desenvolvimento do projeto. A apreciação final por parte de todos os envolvidos é encorajadora para a adoção de uma nova metodologia de trabalho que permitirá à organização a captação e potenciação de talentos internos.
- O contrato psicológico na expatriaçãoPublication . Santiago, Filipa da Cunha; Silva, SusanaNos últimos anos, o número de expatriados tem apresentado uma tendência de crescimento a nível mundial. Desta forma, a gestão de expatriados, que integra o subsistema da gestão internacional de recursos humanos, passa a ter uma atenção renovada e tem vindo a crescer enquanto área de intervenção de gestão de recursos humanos. Por sua vez, o contrato psicológico tem sido visto, cada vez mais, como um fator relevante na explicação das relações laborais e o número de estudos em torno desta temática tem aumentado. O sucesso da expatriação é diretamente influenciado pelo contrato psicológico e depende, em grande parte, da forma como são desenvolvidas as práticas de GRH (Homem & Tolfo, 2008). Desta forma, é essencial compreender a reação dos trabalhadores perante a mudança (Bligh & Carsten, 2005; Shield, Thorpe, & Nelson, 2002), uma vez que o comportamento de resposta aos mesmos pode ser um contributo para marcar a diferença decisiva entre o sucesso ou o fracasso da missão internacional. Neste mesmo contexto, assiste-se a uma crescente atenção sobre o contributo que o Contrato Psicológico pode ter em contextos de incerteza. O individuo, enquanto trabalhador de uma organização que decide aceitar uma missão internacional e ir viver para outro país, tem necessidade de se enquadrar num relacionamento contínuo e motivador com a entidade empregadora. A noção do contrato psicológico torna-se fundamental para o entendimento das relações de trabalho, a partir das perceções das pessoas envolvidas. Muitos dos aspetos destes relacionamentos são implícitos (não escritos) o que pode provocar diferentes interpretações sobre as expectativas, promessas e obrigações entre partes. Vários autores defendem que o contrato psicológico é um meio fundamental na compreensão e gestão das atitudes e comportamentos dos indivíduos nas organizações (Bunderson, 2001; Kraimer, Wayne, Liden, & Sparrow, 2005; Lemire & Rouillard, 2005). O objetivo deste trabalho é conhecer o estado do contrato psicológico nos expatriados: antes da missão, após a fase de adaptação ao país de destino e na repatriação. Foi utilizada a metodologia qualitativa e para tal, foi aplicada uma entrevista individual semiestruturada e um questionário sociográfico às pessoas que se encontravam, à data, expatriadas. No total foram realizadas dez entrevistas e a análise das entrevistas foi efetuada através da Grounded Theory. Os resultados sugerem que há apenas cumprimento do contrato psicológico na fase da preparação da missão internacional, havendo, por outro lado, incumprimento do contrato psicológico durante a expatriação e na repatriação, de acordo com a perceção que os expatriados têm acerca do fim da expatriação. No entanto, a maioria dos expatriados entrevistados avalia positivamente a experiência da expatriação, apesar de as organizações parecerem ter apenas algumas regras estabelecidas de suporte ao expatriado, nomeadamente suporte logístico e financeiro, e não disporem de um programa completo e aprofundado de suporte à gestão da expatriação. Os resultados sugerem ainda que é essencial que as organizações estimulem a comunicação com os expatriados e fomentem o suporte que deve ser constante e intrínseco a todas as fases da expatriação, a fim de evitar a sensação de “abandono”.
- A relação entre a gestão da carreira e a expatriação: um estudo quantitativo com repatriados portuguesesPublication . Carvalho, Susana Maria da Silva; Martins, DoraA presente investigação tem como objetivo estudar a expatriação, especificamente a gestão da carreira de repatriados portugueses que já experienciaram uma ou mais missões internacionais. Pretende-se averiguar de que modo a realização de missões internacionais pode influenciar a evolução da carreira profissional após o regresso ao país/organização de origem. Para a concretização desta investigação foi utilizada a metodologia quantitativa. A fase de recolha de dados consistiu na aplicação de um inquérito por questionário a 75 repatriados ligados a organizações localizadas em Portugal. Os dados obtidos neste estudo revelam que os repatriados valorizam a experiência da expatriação, independentemente da existência ou não de progressão na carreira, pelo facto de adquirirem e desenvolverem novas competências, alcançarem um âmbito funcional mais rico e abrangente e assumirem funções com maior responsabilidade e autonomia. O facto de planearem a MI como fazendo parte de um processo de desenvolvimento de carreira confirma as perspetivas teóricas do novo contrato psicológico, carreira proteana, boundaryless career e carreiras inteligentes. Os resultados permitiram-nos confirmar as hipóteses de estudo, nomeadamente que a satisfação dos repatriados com a gestão do processo de expatriação está relacionada com a vontade de permanecer na organização de expatriação durante e após a realização da MI e que a implementação de práticas de GRH no âmbito da gestão da carreira dos expatriados está associada a um menor receio dos mesmos em relação à fase da repatriação. Porém, os resultados obtidos mostram que as MI não têm impacto direto no desenvolvimento da carreira dos repatriados, não comprovando assim outra das hipóteses orientadoras desta dissertação. Na parte final do estudo são apresentados os principais contributos teóricos e práticos desta dissertação bem como identificadas algumas limitações a par de sugestões de pesquisa futura.
- Gestão de recursos humanos na indústria do turismo em Portugal: tendências futuras do capital humano: um estudo exploratório em unidades hoteleiras no Distrito de CoimbraPublication . Garcia, Anny Gabriely Araújo; Martins, Dora; Silva, SusanaNo setor do turismo, devido a evolução social e tecnológica, surgiram exigências relativamente ao conhecimento, inovação, informação e qualidade, que resultaram numa maior procura de perfis profissionais adaptados às necessidades a médio prazo (Eurico, 2012). Assim, as unidades hoteleiras têm sentido uma forte necessidade de recrutar e reter pessoas qualificadas e capazes de antecipar múltiplos fatores decisivos na satisfação do cliente. Neste sentido, o presente estudo procura explorar e compreender as tendências futuras ao nível do Capital Humano na indústria do Turismo, mais especificamente no que respeita as unidades hoteleiras, tendo como amostra unidades localizadas no distrito de Coimbra. A análise incidiu nas competências específicas requeridas no setor, qualificações, formação profissional, recrutamento e seleção, sistema de remuneração e recompensa e do sistema de progressão na carreira. Assim, foi escolhido para o presente estudo a metodologia qualitativa, em que os dados foram recolhidos a partir do inquérito por entrevista realizado a sete Diretores e um assistente de direção de oito unidades hoteleiras no Distrito de Coimbra. Para o tratamento dos dados foi aplicada a análise do conteúdo através do processo de preparação das entrevistas transcritas, que, após uma leitura exaustiva, foram transformados em unidades de análise que permitiram a criação de categorias dessas unidades. Após a criação de categorias de análise foi possível realizar a descrição através de uma síntese dos dados fazendo uso de citações diretas dos dados recolhidos. Por fim, foi realizada a interpretação dos dados que traduz-se na relação das categorias das unidades de análise e a fundamentação teórica presente neste estudo (Santos, 2012). Os resultados obtidos a partir deste estudo revelam que os requisitos exigidos para os colaboradores e para determinadas práticas de gestão de recursos humanos nas unidades hoteleiras atualmente e num futuro próximo serão essencialmente os mesmos. Todavia, foi possível estabelecer o perfil ideal dos futuros colaboradores das unidades hoteleiras e tendências de práticas de gestão de recursos humanos como formação e desenvolvimento, recrutamento e seleção, planos de progressão na carreira e sistemas de remuneração e recompensa. Foi igualmente possível verificar que a maioria das unidades hoteleiras analisadas é de pequena e média dimensão não dispõe de um departamento de Recursos Humanos, sendo aplicada pelos gestores de topo.
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