Repository logo
 
Publication

A criatividade no curso básico do EAEM: os benefícios da criação no percurso académico do aluno e a pertinência da sua inclusão no currículo

dc.contributor.advisorGuedes, José Pedro Barbosa da Cunha Mendonça
dc.contributor.advisorGomes, Paulo
dc.contributor.advisorNeves, António Pedro
dc.contributor.advisorBrandão, João Pedro
dc.contributor.authorBastos, Sérgio Manuel Antunes de
dc.date.accessioned2021-09-21T17:42:18Z
dc.date.available2021-09-21T17:42:18Z
dc.date.issued2021-07-26
dc.description.abstractEste relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Música, da ESMAE/ESE (IPP), e está baseada na minha prática educativa integrada na variante jazz do curso secundário de música do Conservatório de Música do Porto (CMP), abrangendo classes de conjunto e aulas individuais de instrumento. O primeiro capítulo é dedicado à caracterização da instituição que me acolheu, o CMP, onde será feita uma contextualização física, social e educativa, bem como uma abordagem ao seu enquadramento legal. No segundo capítulo é exposta toda a atividade desenvolvida na prática educativa em contexto de estágio como as planificações, observações e reflexões. No terceiro capítulo é apresentado o projeto de investigação-ação realizado com alunos do ensino básico de instrumento com o objetivo de desenvolver a criatividade musical através da exploração de áreas como a improvisação, a composição ou a simples audição de repertório diverso com abordagens distintas à música e aos instrumentos.pt_PT
dc.description.abstractThis report was accomplished as part of the Supervised Teaching Practice course of the Masters in Music Teaching, from ESMAE/ESE (IPP), and is based on my educational practice internship at the Porto Conservatory of Music in the subjects of jazz piano and jazz combo. The first chapter is dedicated to the characterization of the institution that welcomed me, where a physical, social and educational context will be detailed, as well as an approach to its legal framework. In the second chapter I will be exposing all the activity developed in my educational practice internship such as class planning, observations and my reflections on them. The third chapter is dedicated to the action research project I implemented with students from the Portuguese basic course of piano (5th to 9th grade) with the purpose of developing musical creativity by exploring areas such as improvisation, composition or by listening to a diverse repertoire with different approaches to music and instruments.pt_PT
dc.identifier.tid202757757pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/18452
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino de músicapt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectCriaçãopt_PT
dc.subjectImprovisaçãopt_PT
dc.subjectErropt_PT
dc.subjectPianopt_PT
dc.subjectMusic teachingpt_PT
dc.subjectCreativitypt_PT
dc.subjectCreationpt_PT
dc.subjectImprovisationpt_PT
dc.subjectErrorpt_PT
dc.titleA criatividade no curso básico do EAEM: os benefícios da criação no percurso académico do aluno e a pertinência da sua inclusão no currículopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Jazz, Pianopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Sérgio_Bastos_MEM_2021.pdf
Size:
9.12 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: