Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
dc.contributor.advisorSá, Susana Marques de
dc.contributor.authorAraújo, Joana Alícia Soares
dc.date.accessioned2016-10-04T09:28:26Z
dc.date.available2016-10-04T09:28:26Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractO presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada inserida no Mestrado em Educação Pré- Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, visando refletir acerca do percurso de formação da formanda. Ao longo das práticas a formanda adotou um paradigma socioconstrutivista, efetivando a sua prática através da observação, análise sistemática, reflexão crítica constante, planificação da ação, ação e avaliação, apoiando-se na metodologia de investigação-ação. Durante as suas práticas foi possibilitado à formanda aliar saberes teóricos à prática, e mobilizálos em contexto real, desenvolvendo uma atitude indagadora e reflexiva. Deste modo, é também no presente relatório que a formanda expressa as suas aprendizagens ao longo das suas páticas, a reflexão sobre as mesmas, bem como a forma como influenciaram a sua prática profissional. A formanda encarou a criança como ativa e competente, pretendendo que esse aspeto se refletisse nas suas planificações, guiando a sua ação segundo as características, interesses e necessidades de cada criança, intervindo, assim, de forma fundamentada. Neste sentido, tornou-se fulcral avaliar continuamente a sua ação, de modo a adaptar e permitir uma flexibilização na tomada de decisões em prol dos grupos de crianças.pt_PT
dc.description.abstractThis report was developed within the course of Supervised Teaching Practice inserted in Master in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education, aiming to reflect on the path of formation of the trainee. Over the practices trainee adopted a social constructivist paradigm, affecting their practice through observation, systematic analysis, constant critical reflection, action planning, action and evaluation, relying on the research-action methodology. During their practices made possible the trainee to combine theoretical knowledge with practice, and mobilize them in a real context, developing a questioning and reflective attitude. Thus, also in this report that the trainee expressed their learning throughout their practice, reflection on them, and how influenced their professional practice. The trainee stared at the child as active and competent, pretending that this aspect is reflected in their lesson plans, guiding its action according to the characteristics, interests and needs of each child, intervened, so, with good reason. In this sense, it has become crucial to continually assess their action in order to adapt and allow greater flexibility in making decisions on behalf of groups of children.pt_PT
dc.identifier.tid201266865
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8514
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjecteducação pré-escolarpt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectSocioconstrutivismopt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectPreschool Educationpt_PT
dc.subject1st cycle of basic educationpt_PT
dc.subjectsocial constructivismpt_PT
dc.subjectResearch-actionpt_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Joana Araujo_2016.pdf
Size:
2.39 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: