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Authors
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Abstract(s)
Morocco adopted strong health security measures to confront early on the global outbreak of coronavirus. However, like other middle-income countries,the health emergency and lockdown strategy has resulted in substantial economic hardship and unemployment increase. To face this problem of higher unemployment rates, mainly among young graduates, Morocco has further promoted an already adopted strategy to create multiple investment opportunities to develop the “entrepreneurial spirit” among students. Higher education institutions have been called, hence, to respond to and support this post-Covid 19 initiative. In this respect, this paper aimsto report the results of an action research project on the integration of entrepreneurial soft skills activities in the English curriculum to help engineering students of the National School of Applied Sciences of Fes acquire the essential skills they need for a better professional integration as future entrepreneurs and initiators of innovative projects. At the end of this study, the participants had to answer a survey questionnaire on their perceptions of this teaching/ learning program. The results reveal a positive attitude of the respondents and stress the importance of incorporating learning activities in English classes that enhancesoft skills. The results also emphasize some recommendations on the need for students to take part in on-site training by mentors in the workplace during their internship to have a chance to learn from genuine first-hand experiences.
Marrocos adoptou fortes medidas de segurança sanitária para fazer face ao surto global de coronavírus. No entanto, tal como outros países de rendimento médio, a estratégia de emergência sanitária e de bloqueio resultou em dificuldades económicas substanciais e no aumento do desemprego. Para enfrentar este problema de taxas de desemprego mais elevadas, principalmente entre os jovens licenciados, Marrocos promoveu ainda mais uma estratégia já adotada para criar múltiplas oportunidades de investimento para desenvolver o "espírito empresarial" entre os estudantes. As instituições de ensino superior foram chamadas, portanto, a responder e a apoiar esta iniciativa pós-Covid 19. A este respeito, o objetivo deste documento é relatar os resultados de um projeto de investigação-ação sobre a integração de atividades de soft skillsempresariais no programa de língua inglesa para ajudar os estudantes de engenharia da Escola Nacional de Ciências Aplicadas de Fes a adquirir as competências essenciais de que necessitam para uma melhor integração profissional como futuros empreendedores e promotores de projetos inovadores. No final deste estudo, os participantes responderam a um questionário sobre as suas perceções deste programa de ensino/aprendizagem. Os resultados revelam uma atitude positiva dos inquiridos e sublinham a importância de incorporar atividades de aprendizagem nas aulas de inglês que melhorem as competências transversais. Os resultados também enfatizam algumas recomendações sobre a necessidade de os estudantes participarem em formação no local de trabalho conduzida por mentores, durante o seu estágio, para terem oportunidade de aprender com experiências autênticas em primeira mão.
Marrocos adoptou fortes medidas de segurança sanitária para fazer face ao surto global de coronavírus. No entanto, tal como outros países de rendimento médio, a estratégia de emergência sanitária e de bloqueio resultou em dificuldades económicas substanciais e no aumento do desemprego. Para enfrentar este problema de taxas de desemprego mais elevadas, principalmente entre os jovens licenciados, Marrocos promoveu ainda mais uma estratégia já adotada para criar múltiplas oportunidades de investimento para desenvolver o "espírito empresarial" entre os estudantes. As instituições de ensino superior foram chamadas, portanto, a responder e a apoiar esta iniciativa pós-Covid 19. A este respeito, o objetivo deste documento é relatar os resultados de um projeto de investigação-ação sobre a integração de atividades de soft skillsempresariais no programa de língua inglesa para ajudar os estudantes de engenharia da Escola Nacional de Ciências Aplicadas de Fes a adquirir as competências essenciais de que necessitam para uma melhor integração profissional como futuros empreendedores e promotores de projetos inovadores. No final deste estudo, os participantes responderam a um questionário sobre as suas perceções deste programa de ensino/aprendizagem. Os resultados revelam uma atitude positiva dos inquiridos e sublinham a importância de incorporar atividades de aprendizagem nas aulas de inglês que melhorem as competências transversais. Os resultados também enfatizam algumas recomendações sobre a necessidade de os estudantes participarem em formação no local de trabalho conduzida por mentores, durante o seu estágio, para terem oportunidade de aprender com experiências autênticas em primeira mão.
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Keywords
Active learning Vocational education Entrepreneurial ESP course Post-covid higher education Aprendizagem ativa Soft skills Empreendedoras Curso ESP Ensino profissional Ensino superior pós-covid
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Publisher
Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto