Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
580.2 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho tem como objetivo principal conhecer, de modo detalhado, o perfil profissional dos bibliotecários escolares do Brasil, Espanha e Portugal. Nesse sentido, foram definidos três objetivos específicos: a) conhecer o marco legal que rege o seu desempenho profissional, nesses países, b) identificar e descrever as funções e tarefas executadas pelo responsável pela biblioteca da escola, incluindo seu tempo de dedicação e c) conhecer a formação inicial e contínua específica dos bibliotecários escolares. Para o efeito, procedeu-se a uma análise de literatura e de legislação relevantes, além da recolha de dados sobre uma amostra de bibliotecários dos três países, através de um inquérito por questionário. Entre os principais objetivos alcançados, destaca-se a caracterização detalhada dos perfis profissionais dos responsáveis por bibliotecas escolares, no Brasil, Espanha e Portugal, identificando o seu trabalho e as suas funções, o tipo de formação educacional que possuem, o nível alcançado, as áreas e matérias de que se ocupam em seu desempenho profissional, a educação formal e continuada que possuem e o número de horas dedicadas à biblioteca da escola.
Description
Keywords
Library and information science Bibliotecário escolar Perfil profissional Formação profissional
Citation
Fujita, M. S. L., Agustín-Lacruz, M. D. C., & Terra, A. L. (2018). Perfil e formação do profissional em bibliotecas escolares no Brasil, Espanha e Portugal. Informação e Sociedade: Estudos, 28(2), 115–132.