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Authors
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Abstract(s)
Na ausĆŖncia de uma retaguarda familiar capaz de se constituir
como uma rede de seguranƧa e apoio ao desenvolvimento integral
de adolescentes com medida de promoção e proteção, o
Apartamento de Autonomização oferece um espaço no qual os
jovens podem treinar competĆŖncias que lhes assegurem um futuro
autónomo e minimizem os riscos de exclusão social. Esta
resposta social propõe-se preparar adolescentes, em transição
para a adultez juvenil, para a conquista da responsabilidade de
se autoprotegerem, de cuidarem de si próprios e de assumirem
a sua identidade perante os outros.
Todavia, a construção da Autonomia em contexto institucional
revela-se um desafio, não apenas para os jovens, como também
para as famĆlias e para os profissionais que com eles trabalham.
Foram, precisamente, as dificuldades experienciadas pelos profissionais
que motivaram o desenvolvimento de um projeto em
educação e intervenção social promotor da eficiência dos Apartamentos
de Autonomização enquanto resposta social, em termos
de promoção da autonomia e da transição bem-sucedida para a
vida adulta.
O presente trabalho constitui, assim, um olhar retrospetivo
sobre o Projeto āTornar-se Adulto na Casa 5ā, que, atravĆ©s da
metodologia de Investigação-Ação Participativa, visou alcançar
a finalidade proposta pelos participantes: āPromover uma
autonomia plena dos jovens da Casa 5, com vista à transição
bem-sucedida para a vida adulta após o término da medida de
promoção e proteçãoā (Pereira, 2013). Ainda que os resultados
obtidos tenham sido moderadamente satisfatórios, o Projeto terÔ
contribuĆdo para o desenvolvimento de uma consciencialização
mais crĆtica acerca das oportunidades e dos constrangimentos
ao desenvolvimento da Autonomia, favorecendo, desejavelmente,
a transição para vida adulta após a desinstitucionalização.
Description
Keywords
Autonomia Apartamento de Autonomização Vulnerabilidade Relação
Citation
Publisher
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto