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Authors
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Abstract(s)
Na ausĆŖncia de uma retaguarda familiar capaz de se constituir
como uma rede de seguranƧa e apoio ao desenvolvimento integral
de adolescentes com medida de promoĆ§Ć£o e proteĆ§Ć£o, o
Apartamento de AutonomizaĆ§Ć£o oferece um espaƧo no qual os
jovens podem treinar competĆŖncias que lhes assegurem um futuro
autĆ³nomo e minimizem os riscos de exclusĆ£o social. Esta
resposta social propƵe-se preparar adolescentes, em transiĆ§Ć£o
para a adultez juvenil, para a conquista da responsabilidade de
se autoprotegerem, de cuidarem de si prĆ³prios e de assumirem
a sua identidade perante os outros.
Todavia, a construĆ§Ć£o da Autonomia em contexto institucional
revela-se um desafio, nĆ£o apenas para os jovens, como tambĆ©m
para as famĆlias e para os profissionais que com eles trabalham.
Foram, precisamente, as dificuldades experienciadas pelos profissionais
que motivaram o desenvolvimento de um projeto em
educaĆ§Ć£o e intervenĆ§Ć£o social promotor da eficiĆŖncia dos Apartamentos
de AutonomizaĆ§Ć£o enquanto resposta social, em termos
de promoĆ§Ć£o da autonomia e da transiĆ§Ć£o bem-sucedida para a
vida adulta.
O presente trabalho constitui, assim, um olhar retrospetivo
sobre o Projeto āTornar-se Adulto na Casa 5ā, que, atravĆ©s da
metodologia de InvestigaĆ§Ć£o-AĆ§Ć£o Participativa, visou alcanƧar
a finalidade proposta pelos participantes: āPromover uma
autonomia plena dos jovens da Casa 5, com vista Ć transiĆ§Ć£o
bem-sucedida para a vida adulta apĆ³s o tĆ©rmino da medida de
promoĆ§Ć£o e proteĆ§Ć£oā (Pereira, 2013). Ainda que os resultados
obtidos tenham sido moderadamente satisfatĆ³rios, o Projeto terĆ”
contribuĆdo para o desenvolvimento de uma consciencializaĆ§Ć£o
mais crĆtica acerca das oportunidades e dos constrangimentos
ao desenvolvimento da Autonomia, favorecendo, desejavelmente,
a transiĆ§Ć£o para vida adulta apĆ³s a desinstitucionalizaĆ§Ć£o.
Description
Keywords
Autonomia Apartamento de AutonomizaĆ§Ć£o Vulnerabilidade RelaĆ§Ć£o
Citation
Publisher
Escola Superior de EducaĆ§Ć£o do PolitĆ©cnico do Porto