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Implicações do covid-19 na gestão de trabalhadores: a importância das competências socioemocionais

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Este artigo investigou a importância das competências socioemocionais na gestão dos trabalhadores durante a pandemia covid-19. Especificamente, exploraram-se as competências requeridas aos profissionais de gestão de recursos humanos (GRH) para responder à implementação de formas diferentes de organização do trabalho impostas pelo confinamento forçado pelo Governo Português, a partir de março de 2020. Usando uma metodologia exploratória de caráter qualitativo, via entrevista semiestruturada, foram realizadas 34 entrevistas a profissionais de GRH ligados a empresas de diferentes setores de atividade. Os resultados mostram que a pandemia covid-19 fez emergir o desenvolvimento de competências socioemocionais entre os profissionais de GRH, nomeadamente criatividade, improvisação, auto-exploração, inovação, colaboração, espírito de equipa, resiliência, flexibilidade, resolução de problemas, adaptabilidade, gestão de prioridades, inteligência emocional, influência social, contacto social, relacionamento interpessoal, comunicação e aprendizagem contínua. O estudo discute, ainda, as implicações teóricas e práticas assim como direções de investigação futura.

Description

Keywords

Trabalho remoto Home-office Contexto português Covid-19 Confinamento Competências socioemocionais

Pedagogical Context

Citation

Martins, D., Silva, B & Gomes, J.F.S. (2022). Implicações do covid-19 na gestão de trabalhadores: a importância das competências socioemocionais. TMS Algarve 2022: Sustainability Challenges in Tourism, Hospitality and Management. Universidade do Algarve, Olhão, Portugal, 16-19 November. ISSN: 978-989-9127-13-5. DOI: https://doi.org/10.34623/eryw-0423

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