Repository logo
 
Publication

Contributo da transcrição no processo de aprendizagem da bateria

dc.contributor.advisorFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
dc.contributor.advisorOliveira, Nuno
dc.contributor.advisorCoelho, Ricardo
dc.contributor.authorSampaio, José Miguel Ferreira Gonçalves
dc.date.accessioned2018-07-23T17:43:02Z
dc.date.available2018-07-23T17:43:02Z
dc.date.issued2018-07-18
dc.description.abstractEste trabalho consiste na elaboração de um relatório de estágio realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da ESMAE. Este documento foca-se na descrição da minha prática educativa enquanto estagiário na Art’J – Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra durante o ano letivo 2017-2018, contém descrições e reflexões sobre as aulas observadas e sobre práticas educativas supervisionadas
a alunos do curso profissional de instrumentista de jazz. 
Para além disso o presente trabalho contém um projeto de investigação que procura incidir sobre o contributo da transcrição para a aprendizagem, não apenas através de métodos onde a informação é limitada a material áudio ou previamente
escrito/transcrito pelo autor. É considerada a relevância da perceção auditiva através da capacidade de transcrição, visualização, análise, e relacionamento de conceitos, tais como forma, densidade, motivo, repetição, tensão e resolução. Os resultados deste estudo apontam para a pertinência da transcrição como faculdade essencial para a motivação e compreensão de música dentro do contexto de improvisação.pt_PT
dc.description.abstractThis work consists in the elaboration of an intership report fot the Master of Music Pedagogy at ESMAE. This document is a description of my educational practice as an intern in Art’J School, part of Conservatório de Música da Jobra, during the year 2018. The report contains descriptions and reflections of class observations and supervised educational practices for the professional jazz performer secondary degree. In addition, the present work also contains a research project that focues on the contribution of transcription to the learning processo of drums perfomance. The report also considers the relevance of the auditory perception through the capacity of transcription, visualization, analysis and the relationship of concepts, such as form, density, motif, repition, tension and resolution. The results of this study point to the pertinence of transcription as an essential faculty for motivation and understanding of music within the context of improvisation.pt_PT
dc.identifier.tid201953501pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11770
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBateriapt_PT
dc.subjectMetodologiapt_PT
dc.subjectTranscriçãopt_PT
dc.subjectAnálisept_PT
dc.subjectPercepçãopt_PT
dc.subjectAudiçãopt_PT
dc.subjectNotaçãopt_PT
dc.subjectDrumspt_PT
dc.subjectMethodologypt_PT
dc.subjectTranscriptionpt_PT
dc.subjectAnalysispt_PT
dc.subjectPerceptionpt_PT
dc.subjectHearingpt_PT
dc.subjectNotationpt_PT
dc.titleContributo da transcrição no processo de aprendizagem da bateriapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Jazz, Bateriapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
José_Sampaio_MEM_2018.pdf
Size:
3.93 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: