Browsing by Issue Date, starting with "2018-07-18"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A importância do manual de estudos na aprendizagem da trompa: contributo didático no ensino básico e secundárioPublication . Gomes, Telma Inês do Vale Pereira; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Sebestik, Bohdan; Costa, TiagoO presente relatório foi elaborado como objeto de cumprimento dos requisitos no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. Tem como principal objetivo ser uma reflexão sobre a prática educativa, estando dividido em três capítulos: Guia de Observação da Prática Musical, Prática de Ensino Supervisionada e Projeto de Intervenção. O primeiro capítulo pretende caracterizar a comunidade escolar onde foi realizado o estágio, a Academia de Música da Sociedade Filarmónica Vizelense. O segundo capítulo aborda toda a componente prática do trabalho realizado no âmbito do estágio. É concluído com uma reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo. O terceiro capítulo deste relatório de estágio tem como objetivo principal identificar e solucionar algumas das lacunas presentes na aprendizagem da trompa, incidindo na recolha de opiniões de docentes de trompa com o intuito de identificar as três principais problemáticas recorrentes no ensino do instrumento. Através de uma perspetiva metodológica de investigação/ação, segue-se uma análise teórica aos seguintes aspetos: embocadura, entoação/precisão e articulação. Para concluir, recolheram-se e analisaram-se os manuais utilizados pelos docentes para a resolução das problemáticas descritas concluindo-se e apontando-se para os benefícios desta reflexão.
- Contributo da transcrição no processo de aprendizagem da bateriaPublication . Sampaio, José Miguel Ferreira Gonçalves; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Oliveira, Nuno; Coelho, RicardoEste trabalho consiste na elaboração de um relatório de estágio realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da ESMAE. Este documento foca-se na descrição da minha prática educativa enquanto estagiário na Art’J – Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra durante o ano letivo 2017-2018, contém descrições e reflexões sobre as aulas observadas e sobre práticas educativas supervisionadas a alunos do curso profissional de instrumentista de jazz. Para além disso o presente trabalho contém um projeto de investigação que procura incidir sobre o contributo da transcrição para a aprendizagem, não apenas através de métodos onde a informação é limitada a material áudio ou previamente escrito/transcrito pelo autor. É considerada a relevância da perceção auditiva através da capacidade de transcrição, visualização, análise, e relacionamento de conceitos, tais como forma, densidade, motivo, repetição, tensão e resolução. Os resultados deste estudo apontam para a pertinência da transcrição como faculdade essencial para a motivação e compreensão de música dentro do contexto de improvisação.