Repository logo
 
Publication

Integração e melhoria de processos na vulcanização de pneus

datacite.subject.fosConstruções Mecânicaspt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Francisco José Gomes da
dc.contributor.authorFerreira, Ana Margarida Dias Torres
dc.date.accessioned2019-03-22T10:29:22Z
dc.date.available2021-11-15T01:30:26Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractA indústria automóvel apresenta-se como um grande pilar da economia mundial. De facto, a comodidade que os automóveis vieram trazer, levou à necessidade da sua produção em massa e a um aumento na exigência de produção. Os pneus não são caso particular, sendo um tipo de indústria cada vez mais exigente e competitivo. A otimização é um fator-chave na indústria automóvel, pois assim se consegue garantir a qualidade do produto com o menor custo de produção. O incremento simultâneo da capacidade produtiva e do grau de exigência, implicam normalmente um grande esforço por parte das empresas, quer a nível organizacional, quer a nível tecnológico. E é nesta lógica em que se contextualiza a presente dissertação: face à necessidade do aumento de produção de pneus, a Continental Mabor – Indústria de Pneus S.A. pretende adquirir novas prensas de vulcanização de pneus, o que implica o projeto de um novo canal de prensas, com toda a tecnologia que lhe está associada. O projeto de um novo canal de prensas exige a integração de várias áreas da engenharia e, com isso, surge a necessidade de integrar todos as ramificações do projeto num layout único, com o objetivo de otimizar o funcionamento do canal e de garantir a viabilidade da montagem do canal. O desafio apresentado implicou uma análise a todos os elementos integrantes do canal e o primeiro esboço permitiu determinar os principais constrangimentos. O desenvolvimento deste trabalho exigiu também um estudo aos canais já implementados, no sentido de apurar os erros cometidos nas construções anteriores. O resultado deste trabalho permitiu avaliar os projetos em desenvolvimento, no sentido de perceber se os projetos se adequam aos requisitos do cliente. Desta forma, foi possível antever erros na construção do canal, otimizar a sua montagem e economizar tempo entre a decisão de instalação e a sua colocação em funcionamento.pt_PT
dc.description.abstractThe automotive industry presents itself as a major sector of the worldwide economy. In fact, the convenience that the automobiles have brought, has led to the necessity of its mass production and, consequently, a significant raise in the production’s demands. The tire manufacturing is not an exception and this part of the industry is increasingly demanding and competitive. The optimization is a key-factor in the automotive industry, as this insures the quality of the product and the lowest production cost. Moreover, increasing simultaneously production capacity and quality requirements implies a major effort from companies, either at organizational level, either at technological level. It is in this philosophy that the current master thesis is contextualized: due to the need of increasing the tire production, the company Continental Mabor – Indústria de Pneus S.A. wants to purchase new curing presses, which implies the project of a new press channel with all the technology associated, later designated as Channel 6B. The project of a new curing presses channel requires the integration of various areas of expertise, so it is imperative to integrate all the project’s elements into one single layout. This aims to optimize the channel’s operation and to ensure the viability of the assembling operation. The proposed challenge implied an analysis to all the elements regarding the 6B channel and the first layout’s sketch allowed me to spot the main assembly constraints. Developing this project also demanded an analysis to the previous channels, already installed, to determine the errors that were committed in previous constructions. The result of this thesis allowed to evaluate the on-going projects, and to check if they were according with the client requirements. Therefore, it was possible to foresee errors in the construction of the channel 6B, optimize its assembly process and minimize the time needed between the installation decision and the beginning of production.pt_PT
dc.identifier.tid202165752pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/13099
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPneuspt_PT
dc.subjectLayoutpt_PT
dc.subjectVulcanizaçãopt_PT
dc.subjectMelhoria de processospt_PT
dc.subjectIntegração de sistemaspt_PT
dc.subjectMontagempt_PT
dc.subjectTirespt_PT
dc.subjectLayoutspt_PT
dc.subjectVulcanizationpt_PT
dc.subjectCuring pressespt_PT
dc.subjectProcess optimizationpt_PT
dc.subjectSystems integrationpt_PT
dc.subjectAssemblypt_PT
dc.titleIntegração e melhoria de processos na vulcanização de pneuspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Mecânicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_AnaFerreira_2018_MEM.pdf
Size:
62.36 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: