Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio de Elisabete Alexandra dos Santos Araújo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMaia, Cristina
dc.contributor.authorAraújo, Elisabete Alexandra dos Santos
dc.date.accessioned2016-11-08T14:52:03Z
dc.date.available2016-11-08T14:52:03Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractNo âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, integrada no Mestrado de Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, foi soli, citado a elaboração de um relatório de estágio referente à Prática Educativa preconizada nos contextos referidos anteriormente. Nesta compreensão, a mestranda desenhou o esboço do seu percurso profissional, sustentado num quadro teórico concetual e legal, com a intenção de desenvolver saberes e competências na edificação de um perfil duplo na profissão docente. Neste sentido, a estudante recorreu à metodologia investigação-ação, tornando-se esta, o pilar que apoiou a Prática Educativa desenvolvida, proporcionando a articulação de saberes e atitudes orientadores, estando esta envolvida, essencialmente, por quatro etapas essenciais: observação, planificação, ação e reflexão/avaliação. Desta forma, os contextos de estágio demonstraram-se como um importante foco de aprendizagem, em que o processo de ensino-aprendizagem sustentava a intencionalidade educativa de desenvolver a construção autónoma e integral de cada aluno. Por fim, salienta-se a fundamental procura da formação profissional contínua ao longo da vida, uma vez que o ensino é um constante desafio ao profissional docente.pt_PT
dc.description.abstractWithin the Curricular Unit of Supervised Educational Practice, integrated in the Master Degree in Teaching 1st and 2nd Cycle of Basic Education, it was requested to write a traineeship report on the Educational Practice preconized in the contexts formerly referred. In this understanding, the graduate student drew the outline of her career, sustained in a conceptual and legal theoretical framework, with the intention to develop knowledge and skills in building a double profile in the teaching profession. Accordingly, the student turned to the research-action methodology, becoming this, the pillar that supported the developed pedagogical practice, providing the combination of knowledge and guiding attitudes of her Educational Practice, being this mainly involved by four essential steps: observation, planning, action and reflection/evaluation. This way, the contexts of the traineeship demonstrated themselves an important focus of the learning, in which the process of teaching-learning supported the educative intention of developing the full and autonomous formation of each student. Finally, it is highlighted the key demand of continuing professional training throughout life, since teaching is a constant challenge to the teaching profession.pt_PT
dc.identifier.tid201735644
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8638
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectEnsino do 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectInvestigação-Açãopt_PT
dc.subjectProcesso de Ensino-Aprendizagempt_PT
dc.subjectTeaching of the 1st cycle of basic educationpt_PT
dc.subjecteducation of the 2nd cycle of Basic Educationpt_PT
dc.subjectResearch-Actionpt_PT
dc.subjectTeaching-Learning Processpt_PT
dc.titleRelatório de Estágio de Elisabete Alexandra dos Santos Araújopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Elisabete Araújo_2014.pdf
Size:
8.38 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: