Repository logo
 
Publication

Educar para o mesmo lado. A resposta educativa face às crianças institucionalizadas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPaiva, Margarida Maria Ferreira Delgado
dc.contributor.authorRibeiro, Rita Martins
dc.date.accessioned2019-12-04T15:15:36Z
dc.date.available2019-12-04T15:15:36Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractA escola proporciona muito mais do que conteúdos programáticos a quem a frequenta. Tem como dever oferecer estímulos sociais e ferramentas para um bom desenvolvimento a todos os alunos. Estamos numa época em que a escola deve adaptar-se ao aluno e não ao contrário e esta realidade deveria estar presente na vida escolar de qualquer um. A escola tem de olhar para cada aluno como um indivíduo próprio com opiniões e ritmos diferentes e, principalmente, ter um olhar mais acolhedor sob todas as crianças. Este trabalho tem como ponto principal perceber de que forma a escola dá resposta às necessidades educativas das crianças institucionalizadas e para isto, realizamos um estudo de caso utilizando o método qualitativo, recorrendo a entrevistas como ferramentas para a recolha de dados. Tendo sempre presente três objetivos: identificar as necessidades educativas das crianças; compreender como é que os docentes entendem as necessidades educativas e compreender a interação entre a escola-instituição.pt_PT
dc.description.abstractThe school provides a lot more than programed contents to the ones that frequent it. It has as main goal the offer of social stimulation and tools for a good development for all the students. We are in an era when the school should be the one adjusting to the students and not the other way around. This reality should be present in the school life of each student. The schools have to look to each student as a personal individual with different rethemes and opinions e mainly with a warmer/maternal look over each child. This work has as main focus the understanding of the institutionalized kids education special needs. Baring that in mind we conducted a case study using the qualitative method appealing to interviews as tolls for data collection, always keeping in mind 3 main goals: identification of kids education needs, understand how teachers look at those necessities and what is the interaction between school- institution.pt_PT
dc.identifier.tid202454657
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/15020
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectCrianças institucionalizadaspt_PT
dc.subjectRelação escola-instituiçãopt_PT
dc.subjectNecessidade educativaspt_PT
dc.subjectDesenvolvimentopt_PT
dc.subjectInstitutionalized kidspt_PT
dc.subjectInteraction school-institutionpt_PT
dc.subjectEducative necessitiespt_PT
dc.subjectDevelopmentpt_PT
dc.titleEducar para o mesmo lado. A resposta educativa face às crianças institucionalizadaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Estudos Profissionais Especializados em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_RitaRibeiro_2019.pdf
Size:
990.87 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: