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Abstract(s)
Medir o impacto de um programa de intervenção em Literacia de Saúde Mental no aumento do conhecimento e na diminuição do estigma nos jovens da Póvoa do Varzim. Realizou-se um estudo quasi-experimental randomizado, com uma amostra de 504 estudantes do 9º ano das Escolas Básicas da Póvoa de Varzim. Os participantes tanto do GC (n=176) como do GE (n=328) foram avaliados através dos instrumentos: MHLM, MHPK-10, MASK e RIBS, antes e depois de uma intervenção de 4 sessões, duas delas presenciais e duas online. Foi utilizada estatística descritiva para caracterizar a amostra e uma ANOVA mista para testar a hipótese. Verificou-se uma melhoria nos resultados do aumento do conhecimento no instrumento MASK e diminuição do estigma através do instrumento RIBS no grupo exposto à intervenção (p˂0,001) e o valor da interação entre a intervenção e o tempo foi igualmente significativo no instrumento RIBS (p˂0,001). Com esta intervenção conseguiu-se constatar melhorias no aumento do conhecimento e diminuição do estigma em ambos os grupos, sendo superior no grupo experimental.
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Saúde mental Programas escolares Jovens Estigma Literacia