Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O impacto de um programa de literacia em saúde mental b-learning em jovens

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Medir o impacto de um programa de intervenção em Literacia de Saúde Mental no aumento do conhecimento e na diminuição do estigma nos jovens da Póvoa do Varzim. Realizou-se um estudo quasi-experimental randomizado, com uma amostra de 504 estudantes do 9º ano das Escolas Básicas da Póvoa de Varzim. Os participantes tanto do GC (n=176) como do GE (n=328) foram avaliados através dos instrumentos: MHLM, MHPK-10, MASK e RIBS, antes e depois de uma intervenção de 4 sessões, duas delas presenciais e duas online. Foi utilizada estatística descritiva para caracterizar a amostra e uma ANOVA mista para testar a hipótese. Verificou-se uma melhoria nos resultados do aumento do conhecimento no instrumento MASK e diminuição do estigma através do instrumento RIBS no grupo exposto à intervenção (p˂0,001) e o valor da interação entre a intervenção e o tempo foi igualmente significativo no instrumento RIBS (p˂0,001). Com esta intervenção conseguiu-se constatar melhorias no aumento do conhecimento e diminuição do estigma em ambos os grupos, sendo superior no grupo experimental.

Description

Keywords

Saúde mental Programas escolares Jovens Estigma Literacia

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License