Publication
Determinar os valores normativos para a resolução de problemas e planeamento cognitivo de jovens no jogo de realidade virtual - Stacker
dc.contributor.advisor | Trigueiro, Maria João | |
dc.contributor.author | Ribeiro, Inês Gomes | |
dc.date.accessioned | 2024-01-31T13:55:29Z | |
dc.date.available | 2024-01-31T13:55:29Z | |
dc.date.issued | 2023-09-12 | |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo determinar os valores normativos para a resolução de problemas e planeamento cognitivo de jovens no jogo de Realidade virtual (VR) – Stacker. Desenhou-se um estudo de carácter quantitativo de natureza observacional e contou-se com a participação de 164 participantes, com idades entre os 12 e os 16 anos, recrutados por conveniência. Recolheram-se dados acerca da idade, sexo, grau de escolaridade, localidade, alterações de desenvolvimento, se já tinham utilizado RV e regularidade de utilização. Utilizou-se o instrumento de avaliação Tower of London a 30 participantes de modo a comparar os valores normativos da resolução de problemas e planeamento cognitivo para a população em estudo. Registrou-se diferenças estatisticamente significativas entre os participantes no jogo de RV de acordo com as variáveis (p=0,002), sexo (p˂0,05), grau de escolaridade (p=0,001) e localidade (p˂0,001). Os valores obtidos no instrumento de avaliação não foram estatisticamente significativos assim como a correlação entre o jogo RV e o instrumento Tower of London. A utilização de RV em populações jovens é extremamente importante para avaliar as funções executivas, assim como é importante para estabelecer os valores normativos para que no futuro seja possível comparar os ganhos e perdas utilizando a RV como base da intervenção, uma vez que é uma técnica bem aceite por esta população. | |
dc.identifier.tid | 203479696 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/24901 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Realidade virtual | pt_PT |
dc.subject | Jovens | pt_PT |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_PT |
dc.subject | Planeamento cognitivo | pt_PT |
dc.subject | Funções executivas | pt_PT |
dc.title | Determinar os valores normativos para a resolução de problemas e planeamento cognitivo de jovens no jogo de realidade virtual - Stacker | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Terapia Ocupacional | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- DISSERTAÇÃO_Inês Gomes Ribeiro_V.1.pdf
- Size:
- 4.94 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: