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Determinar os valores normativos para a resolução de problemas e planeamento cognitivo de jovens no jogo de realidade virtual - Stacker

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DISSERTAÇÃO_Inês Gomes Ribeiro_V.1.pdf4.94 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo teve como objetivo determinar os valores normativos para a resolução de problemas e planeamento cognitivo de jovens no jogo de Realidade virtual (VR) – Stacker. Desenhou-se um estudo de carácter quantitativo de natureza observacional e contou-se com a participação de 164 participantes, com idades entre os 12 e os 16 anos, recrutados por conveniência. Recolheram-se dados acerca da idade, sexo, grau de escolaridade, localidade, alterações de desenvolvimento, se já tinham utilizado RV e regularidade de utilização. Utilizou-se o instrumento de avaliação Tower of London a 30 participantes de modo a comparar os valores normativos da resolução de problemas e planeamento cognitivo para a população em estudo. Registrou-se diferenças estatisticamente significativas entre os participantes no jogo de RV de acordo com as variáveis (p=0,002), sexo (p˂0,05), grau de escolaridade (p=0,001) e localidade (p˂0,001). Os valores obtidos no instrumento de avaliação não foram estatisticamente significativos assim como a correlação entre o jogo RV e o instrumento Tower of London. A utilização de RV em populações jovens é extremamente importante para avaliar as funções executivas, assim como é importante para estabelecer os valores normativos para que no futuro seja possível comparar os ganhos e perdas utilizando a RV como base da intervenção, uma vez que é uma técnica bem aceite por esta população.

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Realidade virtual Jovens Resolução de problemas Planeamento cognitivo Funções executivas

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