Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio em educação pré-escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAraújo, Sara de Barros
dc.contributor.authorSousa, Joana Raquel dos Santos
dc.date.accessioned2017-01-03T15:58:11Z
dc.date.available2017-01-03T15:58:11Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractO presente relatório desenvolveu-se na Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, parte integrante do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar, tendo como objetivo realizar uma abordagem descritiva e reflexiva do percurso de formação profissional da mestranda realizado no contexto de pré-escolar no __________________ e no contexto de creche no ______________________________. Ao longo deste relatório, a mestranda pretendeu demonstrar que a metodologia utilizada na sua ação foi influenciada por princípios e procedimentos inerentes à investigação-ação. A partir desta metodologia, a mestranda valorizou a ação educativa e investigativa na construção de saberes, analisando, experimentando e refletindo sobre as práticas realizadas em ambos os contextos de estágio. Ao utilizar alguns dos processos educativos inerentes à investigação-ação em algumas dimensões pedagógicas, a mestranda procurou ter em consideração a articulação com os referenciais teóricos e legais que também sustentaram a sua ação em ambos os contextos. Neste relatório pretendeu-se tornar visível a imagem que a mestranda tem de criança enquanto ser capaz, competente e coconstrutor do seu conhecimento. Outro aspeto que ganha destaque é a escuta que a mestranda implementou na sua ação, ao ouvir a voz das crianças para conhecer, identificar e responder às necessidades, interesses e competências destas. Ao desenvolver este relatório, a mestranda teve a oportunidade de demonstrar as suas aprendizagens no decorrer do estágio realizado bem como refletir sobre a sua ação e a influência que adveio para o seu desenvolvimento de competências profissionais.pt_PT
dc.description.abstractThis report was developed as part of the course “Prática Pedagógica Supervisionada”, integrated in the Masters in Pre-School Education, aiming to achieve a reflective approach to the experience of the graduate student during both her internships in pre-school at the “___________________” and day care at the “_______________________________”. Throughout this report, the graduate student intended to demonstrate that the methodology used in her action was influenced by principles and procedures concerning her research-action. Based on this methodology, the graduate student appreciated the educational and investigative action in building knowledge, analyzing, experiencing and reflecting on the actions performed during both internships. By using some of the educational processes inherent in research and action in some pedagogical dimensions, the graduate student showed that she took into account the linkage with the theoretical and legal frameworks that also supported her action in both contexts. In this report you can see the notion that the graduate student has of children as being able, competent and maker of their knowledge. Another aspect that stands out is the listening that the graduate student has implemented in her actions by hearing the voice of children so as to know, identify and respond to their needs, interests and competencies. In developing this report, the graduate student had both the opportunity to demonstrate her learning during the course of the two internships and also to reflect on their influence on the development of her professional skills.pt_PT
dc.identifier.tid201522462
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9089
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectCrechept_PT
dc.subjectPré-Escolarpt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectEducador de Infânciapt_PT
dc.subjectDaycarept_PT
dc.subjectPreschoolpt_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.subjectEarly childhood teacherpt_PT
dc.titleRelatório de estágio em educação pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Joana Sousa_2015.pdf
Size:
34.94 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: