Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A influência dos fatores de escolha e a utilização dos canais de comunicação digitais na tomada de decisão dos alunos pelo Ensino Profissional em Portugal

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tiago_Couto_MMKD_2022.pdf2.43 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Vocational Education Institutions (VEI) develop in a highly competitive environment. In order to attract new students, it is imperative to understand their decision-making process. The present study’s objective was to analyse the influence of choice factors and the students’ adoption of digital communication channels in their decision for Vocational Education (VE). A quantitative study was developed in which the data was collected through a questionnaire. A total sample of 848 responses was obtained from students that attend vocational education in Portugal. In what concerns the results, of the 24 choice factors that were analysed, we infer that all of them have a bearing in the students’ decision, being highlighted those with connections to the job market. In relation to digital communication channels as the most important and used sources of information and where the students collect more information regarding their decision towards Vocational Education, the institution’s website, search engines and Instagram were identified. Concerning the adoption of digital communication channels as sources of information it was found that the Perceived Usefulness (PU) and Trustworthiness positively influence the intention of use (IU) being the PU the factor that most influences IU. It was also found that the effective use of a given source of digital information is influenced positively by IU. The results allowed the validation of all the investigation hypothesis, except H2, H5 and H7. This investigation makes an important contribution to the theory and management of Vocational Education Institutions. In theoretical terms, a joint analysis model was developed and the specific context of the VEI was studied. For VEI management, it enabled to understand the most influential choice factors as well as the dimensions that determine the students adoption of digital information sources during their decision for Vocational Education in Portugal. This knowledge is crucial to attract new students in the perspective of Vocational Education Institution and the tutelage.
As Instituições de Ensino Profissional (IEP) desenvolvem-se num ambiente altamente competitivo. Para captar novos alunos torna-se imperioso compreender o seu processo de tomada de decisão. O presente estudo teve como objetivo analisar a influência dos fatores de escolha e a adoção dos canais de comunicação digitais pelos alunos para a tomada de decisão pelo Ensino Profissional (EP). Foi desenvolvido um estudo de natureza quantitativa, em que os dados foram recolhidos através de questionário. Obteve-se uma amostra de 848 repostas de alunos, que frequentam o EP, em Portugal. Quanto aos resultados, dos 24 fatores de escolha analisados, inferimos, que todos influenciam a tomada decisão do aluno, destacando-se os fatores com ligações ao mercado de trabalho. Em relação aos canais de comunicação digitais, enquanto fontes de informação, mais importantes, mais utilizados e onde os alunos recolhem mais informação no âmbito da tomada de decisão pelo EP foram identificados, o Website da Instituição, os Motores de Pesquisa e o Instagram. Relativamente à adoção dos canais de comunicação digitais, enquanto fontes de informação, verificou-se que a utilidade percebida (UP) e a confiabilidade (CS) influenciam positivamente a intenção de uso (IU), sendo a UP a que mais influencia a IU. Verificou-se também que o uso efetivo de uma determinada fonte de informação digital é influenciado positivamente pela IU. Os resultados permitiram validar todas as hipóteses de investigação, exceto H2, H5 e H7. Esta investigação traz uma importante contribuição para a teoria e para a gestão das IEP. Em termos teóricos, desenvolveu-se um modelo de análise conjunto e estudou-se especificamente, o contexto das IEP. Para a gestão das IEP, permitiu perceber os fatores de escolha mais influentes, bem como as dimensões que determinam a adoção das fontes de informação digitais pelos alunos, durante a tomada de decisão pelo EP, em Portugal. Este conhecimento é crucial para a captação de novos alunos na perspetiva individual de cada IEP e da tutela.

Description

Keywords

Fatores de escolha dos alunos Fontes de informação digitais Ensino profissional Marketing digital Choice factors Digital information sources Vocational education Digital marketing

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License