Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
181.55 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A entrada para o ensino superior faz parte dos projetos de vida
de muitos jovens e constitui um importante momento de transição
entre ciclos de escolarização. Face às mudanças políticas
que têm provocado dinâmicas sociais e educativas com grande
impacto na vida dos estudantes, torna-se fundamental pensar a
forma como as instituições percecionam e contribuem para a sua
integração do ponto de vista psicossocial e académico: que tipos
de diálogo estabelecem com os estudantes; que papel lhes é reservado
e que mecanismos de escuta lhes são disponibilizados;
que acompanhamentos estão disponíveis; que alterações introduzem
nas suas rotinas institucionais de forma a adaptarem-se
aos estudantes que recebem em cada ano letivo; que valorizações
atribuem a práticas e rituais de sociabilidade.
Neste texto fazemos uma reflexão sobre as marcas desta(s)
transição(s), tomando como referência as representações, motivações,
vivências e percursos pessoais e académicos realizados
pelos estudantes da Licenciatura em Educação Social (LES), na
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
(ESE-IPP), em Portugal. As narrativas que são objeto de análise
nesta reflexão foram extraídas dos dados produzidos no âmbito
de um projeto que está a ser desenvolvido pelo Grupo de Apoio
ao Trabalho Académico (GATA), a que os autores deste texto estão
ligados.
Description
Keywords
Ensino Superior Integração Estudantes Transição