Repository logo
 
Publication

Estudantes no Plural: Uma Reflexão a partir das experiências dos estudantes de educação social nos processos de transição para o ensino superior

dc.contributor.authorAraújo, Maria José
dc.contributor.authorSampaio, Ruth
dc.contributor.authorLopes, Humberto M.
dc.date.accessioned2017-08-02T14:40:22Z
dc.date.available2017-08-02T14:40:22Z
dc.date.issued2014-09
dc.description.abstractA entrada para o ensino superior faz parte dos projetos de vida de muitos jovens e constitui um importante momento de transição entre ciclos de escolarização. Face às mudanças políticas que têm provocado dinâmicas sociais e educativas com grande impacto na vida dos estudantes, torna-se fundamental pensar a forma como as instituições percecionam e contribuem para a sua integração do ponto de vista psicossocial e académico: que tipos de diálogo estabelecem com os estudantes; que papel lhes é reservado e que mecanismos de escuta lhes são disponibilizados; que acompanhamentos estão disponíveis; que alterações introduzem nas suas rotinas institucionais de forma a adaptarem-se aos estudantes que recebem em cada ano letivo; que valorizações atribuem a práticas e rituais de sociabilidade. Neste texto fazemos uma reflexão sobre as marcas desta(s) transição(s), tomando como referência as representações, motivações, vivências e percursos pessoais e académicos realizados pelos estudantes da Licenciatura em Educação Social (LES), na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-IPP), em Portugal. As narrativas que são objeto de análise nesta reflexão foram extraídas dos dados produzidos no âmbito de um projeto que está a ser desenvolvido pelo Grupo de Apoio ao Trabalho Académico (GATA), a que os autores deste texto estão ligados.pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-8969-06-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10184
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectIntegraçãopt_PT
dc.subjectEstudantespt_PT
dc.subjectTransiçãopt_PT
dc.titleEstudantes no Plural: Uma Reflexão a partir das experiências dos estudantes de educação social nos processos de transição para o ensino superiorpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage472pt_PT
oaire.citation.startPage468pt_PT
oaire.citation.titleXXVII Congresso Internacional Pedagogia Socialpt_PT
person.familyNameAraújo
person.familyNameSampaio
person.givenNameMaria José
person.givenNameRuth
person.identifier.ciencia-id5A19-F293-AD30
person.identifier.orcid0000-0002-2242-1258
person.identifier.ridP-3007-2017
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicatione97d495d-5a04-4403-84a6-afabdd2cbe28
relation.isAuthorOfPublication345624a5-4a4b-4f14-920d-d959b4c7ef92
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery345624a5-4a4b-4f14-920d-d959b4c7ef92

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
COM_SampaioRuth_2014.pdf
Size:
181.55 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: