Publication
Estudantes no Plural: Uma Reflexão a partir das experiências dos estudantes de educação social nos processos de transição para o ensino superior
dc.contributor.author | Araújo, Maria José | |
dc.contributor.author | Sampaio, Ruth | |
dc.contributor.author | Lopes, Humberto M. | |
dc.date.accessioned | 2017-08-02T14:40:22Z | |
dc.date.available | 2017-08-02T14:40:22Z | |
dc.date.issued | 2014-09 | |
dc.description.abstract | A entrada para o ensino superior faz parte dos projetos de vida de muitos jovens e constitui um importante momento de transição entre ciclos de escolarização. Face às mudanças políticas que têm provocado dinâmicas sociais e educativas com grande impacto na vida dos estudantes, torna-se fundamental pensar a forma como as instituições percecionam e contribuem para a sua integração do ponto de vista psicossocial e académico: que tipos de diálogo estabelecem com os estudantes; que papel lhes é reservado e que mecanismos de escuta lhes são disponibilizados; que acompanhamentos estão disponíveis; que alterações introduzem nas suas rotinas institucionais de forma a adaptarem-se aos estudantes que recebem em cada ano letivo; que valorizações atribuem a práticas e rituais de sociabilidade. Neste texto fazemos uma reflexão sobre as marcas desta(s) transição(s), tomando como referência as representações, motivações, vivências e percursos pessoais e académicos realizados pelos estudantes da Licenciatura em Educação Social (LES), na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-IPP), em Portugal. As narrativas que são objeto de análise nesta reflexão foram extraídas dos dados produzidos no âmbito de um projeto que está a ser desenvolvido pelo Grupo de Apoio ao Trabalho Académico (GATA), a que os autores deste texto estão ligados. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-8969-06-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/10184 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino Superior | pt_PT |
dc.subject | Integração | pt_PT |
dc.subject | Estudantes | pt_PT |
dc.subject | Transição | pt_PT |
dc.title | Estudantes no Plural: Uma Reflexão a partir das experiências dos estudantes de educação social nos processos de transição para o ensino superior | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 472 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 468 | pt_PT |
oaire.citation.title | XXVII Congresso Internacional Pedagogia Social | pt_PT |
person.familyName | Araújo | |
person.familyName | Sampaio | |
person.givenName | Maria José | |
person.givenName | Ruth | |
person.identifier.ciencia-id | 5A19-F293-AD30 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2242-1258 | |
person.identifier.rid | P-3007-2017 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | e97d495d-5a04-4403-84a6-afabdd2cbe28 | |
relation.isAuthorOfPublication | 345624a5-4a4b-4f14-920d-d959b4c7ef92 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 345624a5-4a4b-4f14-920d-d959b4c7ef92 |