Repository logo
 
Publication

O olhar - o diretor de fotografia no cinema de autor

dc.contributor.advisorCampos, Jorge Manuel Costa
dc.contributor.advisorNunes, Pedro Sena
dc.contributor.advisorVidinha, Francisco João Pereira
dc.contributor.advisorConceição, Marco Paulo Barbosa
dc.contributor.advisorDias, José Nuno de Abreu Tudela de Almeida
dc.contributor.advisorBaptista, Maria Adriana da Costa
dc.contributor.advisorFerreira, José Manuel de Oliveira Quinta
dc.contributor.authorAfonso, Ismael Gomes
dc.date.accessioned2017-12-15T18:46:35Z
dc.date.available2017-12-15T18:46:35Z
dc.date.issued2014-11-03
dc.description.abstractEste projeto propõe um estudo sobre a imagem cinematográfica. A imagem como projeto de relações ou de um conjunto de encontros. Nomeadamente, com o realizador (a equipa), as personagens, o espetador e, desde logo, com o objeto que escolhemos enquadrar. O centro é a direção de fotografia. Contexto a partir do qual proponho pensar a imagem, o ato cinematográfico. Mais do que simples construções qualitativas de beleza, intento demonstrar a importância da função do diretor de fotografia no cinema de autor. Não apenas um operador que resolve tecnicamente as intenções formais de um realizador, mas como alguém que pode acrescentar valor crítico e criativo à narrativa de um filme. Qual a pertinência, ou justificação ética e processual de um diretor de imagem no cinema?pt_PT
dc.description.abstractThis project proposes a study on the cinematic image. The image as a set of relationships and rendezvous. Namely, with the director (the team), the characters, the viewer and, immediately, with the object that we propose to frame. The center is the director of photography (cinematographer). Context from which I propose to think the image, the cinematic act. More than simple qualitative constructs of beauty, I try demonstrate the importance role of the director of photography on auteur cinema. Not just an operator that solves technically formal intentions of a filmmaker, but as someone who can add value to the creative and critical narrative of a film. What is the relevance, or ethical and procedural justification of a director of image in cinema?pt_PT
dc.identifier.tid201783274pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10620
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDireção de fotografiapt_PT
dc.subjectRealizaçãopt_PT
dc.subjectCinema de autorpt_PT
dc.subjectImagempt_PT
dc.subjectCinematographypt_PT
dc.subjectDirectorpt_PT
dc.subjectAuteur cinemapt_PT
dc.subjectImagept_PT
dc.titleO olhar - o diretor de fotografia no cinema de autorpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameProjeto para a obtenção do grau de Mestre em Comunicação Audiovisual, especialização em Fotografia e Cinema Documental, área de Cinema Documentalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_IsmaelAfonso_2014.pdf
Size:
1.14 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: