Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
dc.contributor.advisorGuimarães, Maria de Fátima Silva Santos Marques
dc.contributor.authorMelo, Joana Sousa Pedro
dc.date.accessioned2016-11-10T14:55:46Z
dc.date.available2016-11-10T14:55:46Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar foi proposta a realização do presente relatório de estágio, este foi elaborado tendo em conta toda a prática educativa desenvolvida ao longo do ano letivo 2013/2014 no contexto de educação em creche e educação pré-escolar.Ao longo do relatório são abordadas questões de carácter legal e teórico, sobre as quais se baseiam esta formação inicial, bem como o tipo de profissionais que visa formar, perspetivando a utilização de práticas educativas participativas e democráticas, que envolvam os diferentes intervenientes do processo educativo, e acima de tudo onde as crianças são ouvidas. O presente relatório aborda também algumas questões relacionadas com os processos que apoiam a ação do educador de infância, como a observação, a planificação e a avaliação. No relatório é dada mais uma vez, à estagiária a oportunidade de expor as suas aprendizagens e dificuldades ao longo do estágio, bem como refletir acerca das mesmas e do modo como afectaram a sua prática profissional. Portanto, pode-se concluir que este lhe permitiu desenvolver competências profissionais, potenciando a evolução enquanto pessoa e enquanto futura profissional em educação de infância.pt_PT
dc.description.abstractIn the context of Masters in Preschool Education was proposed to carry out this internship report that was developed taking into account all educational practice developed throughout the school year 2013/2014 in the context of education in kindergarten and pre-school education. Throughout the report are discussed questions of legal and theoretical nature, which are based on this initial training, as well as the type of professionals that aims to prepare, predicting the use of participatory and democratic educational practices, involving different actors in the educational process, and above all where children are heard. This report also addresses some issues related to the processes that support the action of the early childhood educator as observation, planning and avaliation. In the report is given, one more time, to the trainee the opportunity to exhibit their learning and difficulties along the internship and reflect about them and how they affected their professional practice. Therefore, we can conclude that this allowed him to develop professional skills, fostering the development as a person and as a professional future in childhood education.en
dc.identifier.tid201460793
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8647
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectEducador de infânciapt_PT
dc.subjectPrática profissionalpt_PT
dc.subjectCompetências profissionaispt_PT
dc.subjectChildrenen
dc.subjectEarly childhood educatoren
dc.subjectProfessional practiceen
dc.subjectProfessional skillsen
dc.titleRelatório de estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_JoanaMelo_2014.pdf
Size:
530.29 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: