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Abstract(s)
A gamificação ou ludificação é a utilização de técnicas de jogos em contextos da vida real e tem vindo a crescer em popularidade aos longo dos últimos anos nas mais variadas áreas. Na área da Educação a gamification tem sido reconhecida como uma estratégia pedagógica eficaz no aumento da motivação, envolvimento e participação dos estudantes nas aulas de diferentes tipologias. Afigura-se como uma abordagem interessante e adequada no Ensino Superior em geral, mas em especial no contexto atual, em que se têm observado mudanças rápidas e frequentes num esforço de inovação e de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais ativo. Neste trabalho apresentamos conceitos chave de gamificação, como as dinâmicas, mecânicas e componentes e uma reflexão acerca de práticas ludificação na sala de aula presencial, online e híbrida, com base na literatura e na experiência pessoal.
Description
Keywords
Gamificação Inovação pedagógica Adaptação Ensino à distância Ensino presencial Ensino híbrido
Pedagogical Context
Citation
Martins, M. H. G., & Dores, A. R. (2021). Epic win: Usos e estratégias de gamificação para o Ensino Superior [Comunicação oral]. Livro de resumos Desafios do "Novo normal" - Fórum Interno 21, Porto