Repository logo
 
Publication

Gestão das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC)

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorDiogo, Fernando Luís Teixeira
dc.contributor.authorMedeiros, Alexandra Maria Ribeiro
dc.date.accessioned2017-02-01T14:47:53Z
dc.date.available2017-02-01T14:47:53Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractO desenvolvimento emergente da sociedade despoletou novas necessidades e estabeleceu novos desafios à escola. As instituições escolares tiveram de assumir a responsabilidade de proporcionar às crianças, um período de funcionamento alargado nos estabelecimentos públicos do 1º ciclo e ocupar por mais tempo as crianças na escola. Surge assim, o conceito de escola a tempo inteiro e a implementação das atividades de enriquecimento curricular (AEC). Ao ampliar a oferta pedagógica a qualidade dos momentos de ensino-aprendizagem não poderá ser descurada. Neste estudo, pretendemos compreender as necessidades dos alunos e as dificuldades sentidas pelos professores por forma a optimizar estes tempos. Iniciamos com a abordagem de temas fulcrais para a investigação tais como o conceito de escola a tempo inteiro, o enquadramento legal das AEC, gestão curricular, importância das expressões, articulação de professores e a vertente lúdica das AEC. Partindo de uma fundamentação teórica sustentada, formulámos questões e estabelecemos objetivos, enveredámos por uma abordagem de carácter qualitativo, através de um estudo de caso desenvolvido numa escola do 1º ciclo de um dado Agrupamento. Para esta investigação, procedemos à análise dos documentos reguladores do Agrupamento e da entidade promotora, fizeram-se questionários a todos os alunos da escola inscritos nas AEC, entrevistas de focus group aos Professores das AEC e Professores Titulares de Turma e entrevista individual à Diretora de Agrupamento. Reconhecendo a importância das AEC no desenvolvimento global da criança, apresentamos um plano de ação que na nossa perspetiva contribuirá para a melhoria das AEC, num contexto lúdico, articulado e suportado pelos interesses e motivações dos alunos.pt_PT
dc.description.abstractThe global and rising development of the society has brought new needs and challenges to School. To come up with an answer, educational institutions assumed the responsibility to provide an enlarged timetable on several Primary Schools so children may be occupied with learning activities. The concept of full time school and curriculum enrichment activities emerges from the latter. On this study, we aim to understand student’s needs and also the obstacles that the teachers had to face to optimize such activities. The first part brings an approach to nuclear topics: the concept of full time school; the juridical background which supports the activities; curriculum management; the importance of artistic expressions on child’s development; teacher’s organization and the ludic component of the activities. The study assumes a qualitative approach and develops a case study in a Primary School. During the investigation, we analysed both School’s and promoter’s documentation, we did questionnaires to students, interviews (focus group model) to all the teacher involved and an individual interview to School’s principal. Recognizing the importance of such activities on children’s development, hereby we present a plan that, according with our perspective, will contribute to better the activities within a ludic context, articulated and support by the student’s interests and motivationspt_PT
dc.identifier.tid201612992
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9487
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectAECpt_PT
dc.subject1ºciclopt_PT
dc.subjectArticulaçãopt_PT
dc.subjectLúdicopt_PT
dc.subjectCurriculum enrichment activitiespt_PT
dc.subjectPrimary Schoolpt_PT
dc.subjectArticulationpt_PT
dc.subjectLudic dimensionpt_PT
dc.titleGestão das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC)pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em estudos profissionais especializados em educação - especialização em administração de organizações educativaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_AlexandraMedeiros_2016.pdf
Size:
1.3 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: