Publication
Numerofonía de Aschero na iniciação ao saxofone: um estudo de caso
dc.contributor.advisor | Almeida, Gilberto Bernardes de | |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Rosa Maria da Silva | |
dc.contributor.author | Pereira, Luís Manuel Azevedo | |
dc.date.accessioned | 2018-07-31T17:57:51Z | |
dc.date.available | 2018-07-31T17:57:51Z | |
dc.date.issued | 2018-07-20 | |
dc.description.abstract | O presente relatório apresenta o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2017/2018 no âmbito do Mestrado em Ensino de Música na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto e divide-se em três capítulos. No Capítulo I é caracterizado e contextualizado historicamente o Conservatório de Música do Porto, escola onde foi efetuada a prática de ensino supervisionada. O Capítulo II compreende a reflexão sobre a prática educativa supervisionada, entre outra informação relevante sobre a organização do estágio. Em maior detalhe, são caraterizados os alunos e o espaço escolar e apresentada toda a informação pertinente para a organização e realização do estágio, concluindo com uma síntese reflexiva sobre a observação e lecionação efetuada. O Capítulo III apresenta um projeto de investigação, que visa compreender o fenómeno da utilização da Numerofonía de Aschero no ensino e aprendizagem de saxofone em idade pré-escolar. Conclui-se que o uso da Numerofonía de Aschero é útil na aquisição de competências musicais e instrumentais na fase inicial de aprendizagem. | pt_PT |
dc.description.abstract | This report presents the work developed during the academic year 2017/2018 within the scope of the Masters in Music Teaching at the School of Music and Arts of the Spectacle of Porto and is divided into three chapters. Chapter I characterizes and contextualizes historically the Conservatório de Música do Porto, a school where the supervised educational practice was conducted. Chapter II documents and reflects upon the supervised educational practice. The students and the school are presented in detail as well as a critical summary on the observation and teaching practice. Chapter III presents the research project, namely a case study that aims to understand the phenomenon of Numerofonía of Aschero in preschool saxophone teaching and learning. The Numerofonía of Aschero has proven to be valuable in acquiring musical and instrumental skills. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201957353 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/11815 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Saxofone | pt_PT |
dc.subject | Iniciação musical | pt_PT |
dc.subject | Sergio Aschero | pt_PT |
dc.subject | Numerofonía | pt_PT |
dc.subject | Notação musical | pt_PT |
dc.subject | Saxophone | pt_PT |
dc.subject | Musical begining | pt_PT |
dc.subject | Music notation | pt_PT |
dc.title | Numerofonía de Aschero na iniciação ao saxofone: um estudo de caso | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Instrumento - Saxofone | pt_PT |