Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMarta, Maria Margarida Campos
dc.contributor.advisorSá, Susana Marques de
dc.contributor.authorCampos, Patrícia Alexandra de Castro
dc.date.accessioned2018-09-13T14:01:33Z
dc.date.available2018-09-13T14:01:33Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractA elaboração do presente relatório encontra-se inserida no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo primordial é espelhar e refletir o percurso profissional percorrido, assim como evidenciar a sua importância para o crescimento a nível pessoal e profissional e a construção de uma identidade enquanto docente com um perfil duplo. A realização deste relatório contribuiu não só para a aquisição de competências sustentadas e assentes no quadro teórico e legal explanado ao longo do presente documento, como também para o desenvolvimento de uma prática sólida, profícua e articulada, promotora do desenvolvimento holístico da criança. Para tal, tornou-se necessário realizar uma aproximação à metodologia de investigação-ação devido ao seu ciclo em espiral: observação, planificação, ação, avaliação e reflexão que permitiu a progressiva melhoria da prática e a adoção de uma postura investigativa através do constante olhar crítico e reflexivo. Concludentemente importa atentar para a importância de todo o caminho percorrido resultante do ciclo de estudos deste mestrado e para as vivências e ações desenvolvidas em ambas as valências que o vigoram e que serão alvo de uma reflexão neste relatório.pt_PT
dc.description.abstractThe preparation of this report is part of the Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, integrated in the Master's Degree in Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. The main goal is to discriminate and reflect the professional course path covered, as well as its importance for personal and professional growth and also to the building of an identity as a teacher with a double profile. The making of this report has contributed to the acquisition of sustained skills based on the theoretical and legal framework explained throughout this report, as well as to the development of a sound, effective and articulated practice that promotes the holistic development of the child. In order to be able to do this, it became necessary to make an approach to the “research-action” methodology due to its spiral cycle: observation, planning, action, evaluation and reflection that allowed the progressive improvement of the practice and the adoption of an investigative stance through the constant observation both critical and reflective. Concludingly, it is important to consider the importance throughout the entire process resulting from the cycle of studies of this masters’ degree and to the experiences and actions developed in both valences that are in force and that will be the subject of a reflection in this report.pt_PT
dc.identifier.tid201977052
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11952
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectEducador de Infânciapt_PT
dc.subjectProfessor do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectPerfil duplopt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectChildhood Educatorpt_PT
dc.subjectTeacher of the 1st Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.subjectInvestigation-actionpt_PT
dc.subjectDouble profilept_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_PatríciaCampos_2018.pdf
Size:
2.82 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: