Repository logo
 
Publication

A teoria das inteligências múltiplas e a interdisciplinaridade no ensino de inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAraújo, Sofia Maria Cruz de Melo
dc.contributor.authorSousa, Edite Sofia Vieira de
dc.date.accessioned2024-12-27T12:49:53Z
dc.date.available2024-12-27T12:49:53Z
dc.date.issued2024
dc.date.submitted2024
dc.description.abstractEste projeto tem como propósito evidenciar que a conciliação da teoria das inteligências múltiplas com práticas interdisciplinares no ensino de inglês no 1.ºCiclo do ensino básico possibilita um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e significativo, onde todos os alunos têm a oportunidade de desenvolver e aprofundar as suas capacidades únicas, enquanto aprendem e se divertem. Posto isto, esta dissertação está dividida em três partes: o enquadramento teórico, que apresenta uma contextualização da história do ensino de inglês em Portugal, a teoria das inteligências múltiplas e o conceito de interdisciplinaridade em relação ao 1.ºCEB; a prática educativa supervisionada, onde foram descritos os espaços utilizados, a turma e apresenta os objetivos, questões e os instrumentos de recolha de dados da problemática; e, por fim, a aplicação da problemática através da prática de ensino supervisionada, onde são descritas as atividades utilizadas e apresentadas e discutidos os resultados alcançados relativamente a essas atividades e objetivos propostos. O estudo é de natureza qualitativa experimental. Este concentra-se na compreensão aprofundada da interpretação dos fenómenos em sala de aula, de modo a estabelecer relações causa efeito, entre as variáveis do estudopt_PT
dc.description.abstract.pt_PT
dc.description.abstractThis project shows the way in which reconciling the theory of multiple intelligences with interdisciplinary practices in the teaching of English at primary level makes for a more inclusive and meaningful learning environment, where all students can develop and deepen their unique abilities, while learning and having fun. That said, this dissertation is divided into three parts: a theoretical framework, which presents the history of teaching English in primary, the theory of multiple intelligences and concept of interdisciplinarity in relation to primary; supervised educational practice, which describes the spaces used, the class and presents the objectives, questions and data collection instruments of the study; and finally, the application of the study through supervised teaching practice, which describes the activities used and presents and discusses the results achieved in relation to these activities and the proposed objectives. The study is qualitative and experimental in nature. It focuses on an in-depth understanding of the interpretation of phenomena in the classroom, to establish cause-effect relationships between the study variables.pt_PT
dc.identifier.tid203773861
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/26935
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectInteligências múltiplaspt_PT
dc.subjectInterdisciplinaridadept_PT
dc.subject1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectEnsino de LEpt_PT
dc.subjectMultiple intelligencespt_PT
dc.subjectInterdisciplinarypt_PT
dc.subjectPrimarypt_PT
dc.subjectEL teachingpt_PT
dc.titleA teoria das inteligências múltiplas e a interdisciplinaridade no ensino de inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Edite Sousa_2024.pdf
Size:
9.26 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: