Repository logo
 
Publication

Comprometimento organizacional: estudo de caso da Escola Superior Politécnica do Kuanza Norte (Angola)

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorCosta, Alexandra Ribeiro da
dc.contributor.authorLusivika, Linda Clementina Singui Nambua
dc.date.accessioned2019-03-29T09:26:13Z
dc.date.available2019-03-29T09:26:13Z
dc.date.issued2018-11-23
dc.descriptionEsta dissertação inclui as críticas e as sugestões feitas pelo júri.pt_PT
dc.description.abstractO comprometimento organizacional é um tema bastante relevante nos dias de hoje, apresentando destaque no campo do comportamento do indivíduo na organização. O objetivo do presente estudo é identificar as caraterísticas pessoais que diferenciam os docentes comprometidos e os não comprometidos com as organizações onde trabalham. Participaram 50 docente efetivos da Escola Superior Politécnica do Kwanza Norte (Angola), aos quais foi administrado um inquérito por questionário, que pretende avaliar o Comprometimento Organizacional (versão validada por Medeiros, 2003). Os docentes são, na sua maioria, do sexo masculino (70%); com uma média etária de 36,14 anos (DP=6,50); a maioria com Ensino Superior Completo (54%); solteiros (52%); com mais do que dois dependentes (54%); com uma média de serviço de 3,84 anos (DP=1,72) e, em maior percentagem, pertencente ao curso de Administração Pública (40%). Os principais resultados descritivos mostraram que o instrumento possui uma muito boa consistência interna entre os itens (α=0,94), bem como se mostrou capaz de discriminar os sujeitos. Atendendo às bases do comprometimento organizacional observou-se que a Obrigação em permanecer e a Escassez de alternativas traduzem um comprometimento organizacional acima da média, enquanto a dimensão Afetiva, Obrigação pelo desempenho, Afiliativa, Falta de recompensas e oportunidades e Linha consistente de atividade se situam num alto comprometimento. Os resultados diferenciais mostraram que o comprometimento organizacional apresenta variações em função do estado civil e do curso lecionado, mas não com o sexo, o grau académico e número de dependentes. As análises correlacionais mostraram, igualmente, uma correlação estatisticamente positiva e significativa entre o comprometimento organizacional e a idade dos docentes, mas não com os anos de serviço. Investigações futuras devem ser realizadas para que o comprometimento organizacional possa ser compreendido nas suas várias facetas, em amostras com diferentes caraterísticas pessoais e organizacionais.pt_PT
dc.description.abstractEl compromiso organizacional es un tema muy relevante en la actualidad, presentando prominencia en el campo del comportamiento del individuo en la organización. El objetivo del presente estudio es identificar las características personales que diferencian los profesores que están comprometidos y aquellos que no están comprometidos con las organizaciones donde trabajan. Los participantes fueron 50 profesores efectivos de la Escuela Politécnica de Kwanza Norte (Angola), a quienes se les dio una encuesta de cuestionario, que pretende evaluar el compromiso organizacional (versión validada por Medeiros, 2003) La mayoría de los profesores eran mujeres (70%); con una edad media de 36,14 años (SD = 6,50); la mayoría con la educación superior completa (54%); solteros (52%); con más de dos dependientes (el 54%); con un medio de 3,84 años de servicio (SD = 1, 72) y, en un porcentaje mayor, perteneciente al curso de administración pública (40%). Los principales resultados descriptivos mostraron que el instrumento tiene una consistencia interna muy buena entre los ítems (α = 0,94), bien como fuera capaz de discriminar los sujetos. Teniendo en cuenta los fundamentos del compromiso organizacional quedó señalado que la 'Obligación de permanecer' y la 'Falta de alternativas' refleja un compromiso organizacional por encima de la media, mientras que la dimensión 'Afectiva', 'Obligación de rendimiento', 'Afiliado', 'Falta de recompensas y oportunidades' y 'Línea consistente de actividad' se encuentra en un alto compromiso. Los resultados diferenciales mostraron que el compromiso organizacional presenta variaciones en función del estado civil y curso, pero no con el género, nivel académico y número de dependientes. Los análisis correlacionales demostraron una correlación positiva y estadísticamente significativa entre el compromiso organizacional y la edad de los profesores, pero no con los años de servicio. Futuras investigaciones deberían llevarse a cabo para que el compromiso organizacional pueda ser entendido en sus diferentes facetas, en muestras con diferentes características personales y organizacionales.pt_PT
dc.description.abstractOrganizational commitment is a very relevant topic nowadays, presenting prominence in the field of the behavior of the individual in the organization. The aim of this study is to identify personal characteristics that differentiate committed teachers from those who are not committed to their organizations. Participated fifty effective teachers of the higher Polytechnic School of the Kwanza Norte (Angola), who responded to the Organizational Commitment Questionnaire (validated version by Medeiros, 2003). Teachers are mostly male (70%), with an average age of 36.14 years (SD = 6.50), with complete higher education (54%); single (52%); with more than two dependents (54%); an average of service years 3.84 years (SD = 1.72), and a higher percentage teaches Public Administration course (40%). The main descriptive results showed that the instrument has a very good internal consistency between items (α = 0.94), as well as proved to be able to discriminate subjects. Regarding the basis of organizational commitment it is noted that 'Obligation to remain' and the 'Lack of alternatives' reflect an organizational commitment above average, while 'Affective' dimension, 'Performance obligation', 'Affiliative', 'Lack of rewards and opportunities' and 'Consistent line of activity' are situated in a high commitment. The differential results showed that organizational commitment presents variations regarding marital status and course, but not with gender, academic level and number of dependents. Correlational analyses showed a positive and statistically significant correlation between organizational commitment and teachers’ age, but not with years of service. Future investigations should carried out to understand organizational commitment in its various facets, with different personal and organizational samples features.pt_PT
dc.identifier.tid202204537pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/13199
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCultura organizacionalpt_PT
dc.subjectComprometimento organizacionalpt_PT
dc.subjectComprometimento afetivopt_PT
dc.subjectComprometimento instrumentalpt_PT
dc.subjectComprometimento normativopt_PT
dc.subjectVinculo contratualpt_PT
dc.subjectCompromiso afectivopt_PT
dc.subjectVínculo contractualpt_PT
dc.subjectCompromiso normativopt_PT
dc.subjectCompromiso organizacionalpt_PT
dc.subjectCompromiso de instrumentalpt_PT
dc.subjectOrganizational culturept_PT
dc.subjectNormative commitment and contractual relationshippt_PT
dc.subjectOrganizational commitmentpt_PT
dc.subjectAffective commitmentpt_PT
dc.subjectInstrumental commitmentpt_PT
dc.titleComprometimento organizacional: estudo de caso da Escola Superior Politécnica do Kuanza Norte (Angola)pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameGestão das Organizaçõespt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Linda_Lusivika_MGO_2018.pdf
Size:
995.59 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: