Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.45 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho pretende explicitar os resultados obtidos num processo de investigação em que se relacionou a Filosofia para Crianças, enquanto metodologia e a capacidade de Resolução de Problemas em
crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo desenvolveu-se numa turma do 2.º ano no concelho do Porto, em que se trabalhou colaborativamente com a professora titular de turma e se integrou as diferentes áreas curriculares, numa perspetiva curricular, transversal e de educação para a cidadania. Nesta investigação pretendia-se perceber o impacto desta metodologia no desenvolvimento do raciocino e da
comunicação matemática associada ao processo de resolução de problemas relacionado com a aquisição e a mobilização do conhecimento matemático.
Description
Keywords
Integração Curricular Filosofia para Crianças Resolução de Problemas Educação para a Cidadania
Citation
Duarte, P., Fernandes, D. M., & Guedes, A. J. (2017). Integração curricular: a filosofia nas malhas de um problema. In Atas do XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 343-376). Viseu: Associação de Professores de Matemática.